Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4001

Share on

Title: Comércio exterior : mercado para as empresas pernambucanas de base tecnológica
Authors: Oliveira, Sandro Severino de
Keywords: Comércio exterior; Teorias das vantagens comparativas; Empresas de base tecnológica; Empreendedorismo; Pesquisa; Desenvolvimento e inovação
Issue Date: 31-Jan-2008
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Severino de Oliveira, Sandro; Barrantes Hidalgo, Álvaro. Comércio exterior : mercado para as empresas pernambucanas de base tecnológica. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Economia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Abstract: Este trabalho estuda as empresas de base tecnológica do Estado de Pernambuco, que são notórias por valerem-se das práticas de Pesquisa e Desenvolvimento para gerarem inovações tecnológicas. O objetivo deste estudo é descrever o perfil dessas organizações, de seus empreendedores e de suas potencialidades para o comércio exterior. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva onde fez-se uso de dois instrumentos de coleta de dados: pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Vale destacar que foi utilizada uma vasta literatura, abordando temas sobre: globalização; teorias do comércio internacional; o papel da pesquisa, desenvolvimento e inovação para o comércio exterior; empreendedorismo; incubadoras de empresas e as empresas de base tecnológica. A pesquisa de campo consistiu de formulário, aplicado com os diretores de três empresas de base tecnológica na área de tecnologia da informação e comunicação. Buscou-se saber dos pesquisados: qual o perfil das empresas de base tecnológica e de seus empreendedores, quais os principais impulsionadores do crescimento, quais motivações, oportunidades e dificuldades para formação de uma empresa de base tecnológica. Os dados obtidos revelam que as empresas de base tecnológica do Estado de Pernambuco possuem um nível de tecnologia absorvido pelo comércio internacional, são organizações baseadas em pesquisa e desenvolvimento, possuem percepções alinhadas em relação a problemas e fatores impulsionadores para o seu crescimento, e uma forte projeção de crescimento para o mercado interno e externo
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4001
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado Profissional - Economia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo3664_1.pdf964,92 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons