Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4001

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorHidalgo, Álvaro Barrantespt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Sandro Severino dept_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T17:17:58Z-
dc.date.available2014-06-12T17:17:58Z-
dc.date.issued2008-01-31pt_BR
dc.identifier.citationSeverino de Oliveira, Sandro; Barrantes Hidalgo, Álvaro. Comércio exterior : mercado para as empresas pernambucanas de base tecnológica. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Economia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4001-
dc.description.abstractEste trabalho estuda as empresas de base tecnológica do Estado de Pernambuco, que são notórias por valerem-se das práticas de Pesquisa e Desenvolvimento para gerarem inovações tecnológicas. O objetivo deste estudo é descrever o perfil dessas organizações, de seus empreendedores e de suas potencialidades para o comércio exterior. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva onde fez-se uso de dois instrumentos de coleta de dados: pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Vale destacar que foi utilizada uma vasta literatura, abordando temas sobre: globalização; teorias do comércio internacional; o papel da pesquisa, desenvolvimento e inovação para o comércio exterior; empreendedorismo; incubadoras de empresas e as empresas de base tecnológica. A pesquisa de campo consistiu de formulário, aplicado com os diretores de três empresas de base tecnológica na área de tecnologia da informação e comunicação. Buscou-se saber dos pesquisados: qual o perfil das empresas de base tecnológica e de seus empreendedores, quais os principais impulsionadores do crescimento, quais motivações, oportunidades e dificuldades para formação de uma empresa de base tecnológica. Os dados obtidos revelam que as empresas de base tecnológica do Estado de Pernambuco possuem um nível de tecnologia absorvido pelo comércio internacional, são organizações baseadas em pesquisa e desenvolvimento, possuem percepções alinhadas em relação a problemas e fatores impulsionadores para o seu crescimento, e uma forte projeção de crescimento para o mercado interno e externopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectComércio exteriorpt_BR
dc.subjectTeorias das vantagens comparativaspt_BR
dc.subjectEmpresas de base tecnológicapt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectPesquisapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento e inovaçãopt_BR
dc.titleComércio exterior : mercado para as empresas pernambucanas de base tecnológicapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional - Economia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo3664_1.pdf964,92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons