Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4001
Título: Comércio exterior : mercado para as empresas pernambucanas de base tecnológica
Autor(es): Oliveira, Sandro Severino de
Palavras-chave: Comércio exterior;Teorias das vantagens comparativas;Empresas de base tecnológica;Empreendedorismo;Pesquisa;Desenvolvimento e inovação
Data do documento: 31-Jan-2008
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Severino de Oliveira, Sandro; Barrantes Hidalgo, Álvaro. Comércio exterior : mercado para as empresas pernambucanas de base tecnológica. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Economia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Resumo: Este trabalho estuda as empresas de base tecnológica do Estado de Pernambuco, que são notórias por valerem-se das práticas de Pesquisa e Desenvolvimento para gerarem inovações tecnológicas. O objetivo deste estudo é descrever o perfil dessas organizações, de seus empreendedores e de suas potencialidades para o comércio exterior. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva onde fez-se uso de dois instrumentos de coleta de dados: pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Vale destacar que foi utilizada uma vasta literatura, abordando temas sobre: globalização; teorias do comércio internacional; o papel da pesquisa, desenvolvimento e inovação para o comércio exterior; empreendedorismo; incubadoras de empresas e as empresas de base tecnológica. A pesquisa de campo consistiu de formulário, aplicado com os diretores de três empresas de base tecnológica na área de tecnologia da informação e comunicação. Buscou-se saber dos pesquisados: qual o perfil das empresas de base tecnológica e de seus empreendedores, quais os principais impulsionadores do crescimento, quais motivações, oportunidades e dificuldades para formação de uma empresa de base tecnológica. Os dados obtidos revelam que as empresas de base tecnológica do Estado de Pernambuco possuem um nível de tecnologia absorvido pelo comércio internacional, são organizações baseadas em pesquisa e desenvolvimento, possuem percepções alinhadas em relação a problemas e fatores impulsionadores para o seu crescimento, e uma forte projeção de crescimento para o mercado interno e externo
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4001
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Economia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo3664_1.pdf964,92 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.