Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40006
Share on
Title: | O xadrez como recurso didático ao ensino do método científico e das relações ecológicas no ensino médio |
Authors: | BEZERRA JÚNIOR, Jurandir José |
Keywords: | Biologia – estudo e ensino; Ferramentas pedagógicas; Sequência didática; Xadrez |
Issue Date: | 3-Nov-2020 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | BEZERRA JÚNIOR, Jurandir José. O xadrez como recurso didático ao ensino do método científico e das relações ecológicas no ensino médio. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2020. |
Abstract: | Este trabalho construiu e aplicou estratégias de uma sequência didática constituinte de um manual de orientações, o qual se faz o produto deste trabalho com ênfase na utilização de jogos educativos para o desenvolvimento do raciocínio lógico e de situações-problemas com conteúdos biológicos. Utilizamos o jogo de xadrez para, a partir de analogias, comparar situações encontradas na natureza, como as relações ecológicas, para o amplo exercício do raciocínio lógico e construção de hipóteses. Estruturamos nossas intervenções da sequência didática nos fundamentos da teoria sociointeracionista de Vygotsky, apoiando-se no conceito da zona de desenvolvimento proximal, valorizado nas atividades coletivas. Aplicamos a inter-relação junto a estudantes do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública, com a participação e contribuição de outros campos de saberes como proposta interdisciplinar, sendo essas o Empreendedorismo, História, Matemática e Educação Física. Para a realização parcial desse propósito, executamos as aulas com a participação de estudantes monitores no processo de ensino e aprendizagem, compreendendo que a atuação desses durante as intervenções forneceu o suporte necessário à identificação de possíveis dificuldades apresentadas pelos demais estudantes. Constatamos que as propostas de intervenção do manual colaboraram para o melhor desenvolvimento da capacidade de observação dos estudantes, exercitando habilidades de interpretação e colaboração, fazendo-se importante no processo de aprendizagem dos conhecimentos biológicos, com potencial de ser replicável e aplicado em outras escolas e com outros estudantes no contexto do ensino de Biologia. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40006 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Jurandir José Bezerra Júnior.pdf | 13,88 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License