Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40006

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLIMA, Kênio Erithon Cavalcante-
dc.contributor.authorBEZERRA JÚNIOR, Jurandir José-
dc.date.accessioned2021-04-28T17:45:25Z-
dc.date.available2021-04-28T17:45:25Z-
dc.date.issued2020-11-03-
dc.identifier.citationBEZERRA JÚNIOR, Jurandir José. O xadrez como recurso didático ao ensino do método científico e das relações ecológicas no ensino médio. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40006-
dc.description.abstractEste trabalho construiu e aplicou estratégias de uma sequência didática constituinte de um manual de orientações, o qual se faz o produto deste trabalho com ênfase na utilização de jogos educativos para o desenvolvimento do raciocínio lógico e de situações-problemas com conteúdos biológicos. Utilizamos o jogo de xadrez para, a partir de analogias, comparar situações encontradas na natureza, como as relações ecológicas, para o amplo exercício do raciocínio lógico e construção de hipóteses. Estruturamos nossas intervenções da sequência didática nos fundamentos da teoria sociointeracionista de Vygotsky, apoiando-se no conceito da zona de desenvolvimento proximal, valorizado nas atividades coletivas. Aplicamos a inter-relação junto a estudantes do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública, com a participação e contribuição de outros campos de saberes como proposta interdisciplinar, sendo essas o Empreendedorismo, História, Matemática e Educação Física. Para a realização parcial desse propósito, executamos as aulas com a participação de estudantes monitores no processo de ensino e aprendizagem, compreendendo que a atuação desses durante as intervenções forneceu o suporte necessário à identificação de possíveis dificuldades apresentadas pelos demais estudantes. Constatamos que as propostas de intervenção do manual colaboraram para o melhor desenvolvimento da capacidade de observação dos estudantes, exercitando habilidades de interpretação e colaboração, fazendo-se importante no processo de aprendizagem dos conhecimentos biológicos, com potencial de ser replicável e aplicado em outras escolas e com outros estudantes no contexto do ensino de Biologia.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBiologia – estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFerramentas pedagógicaspt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectXadrezpt_BR
dc.titleO xadrez como recurso didático ao ensino do método científico e das relações ecológicas no ensino médiopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2217264115860771pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9502102935025700pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)pt_BR
dc.description.abstractxThis work built and applied strategies from a didactic sequence that constitutes a guidebook, which is the product of this work with emphasis on the use of educational games for the development of logical reasoning and problem situations with biological content. We use the game of chess to, based on analogies, compare situations found in nature, such as ecological relationships, for the broad exercise of logical reasoning and hypothesis construction. We structured our didactic sequence interventions on the foundations of Vygotsky's sociointeractionist theory, based on the concept of the zone of proximal development, valued in collective activities. We apply the interrelationship to third year students in a public school, with the participation and contribution of other fields of knowledge as an interdisciplinary proposal, these being Entrepreneurship, History, Mathematics and Physical Education. For the partial realization of this purpose, we performed the classes with the participation of student monitors in the teaching and learning process, understanding that their performance during the interventions provided the necessary support for the identification of possible difficulties presented by the other students. We found that the intervention proposals of the manual collaborated for the better development of the students' observation capacity, exercising interpretation and collaboration skills, becoming important in the process of learning biological knowledge, with the potential to be replicable and applied in other schools and with other students in the context of teaching Biology.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Jurandir José Bezerra Júnior.pdf13,88 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons