Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40006

Comparte esta pagina

Título : O xadrez como recurso didático ao ensino do método científico e das relações ecológicas no ensino médio
Autor : BEZERRA JÚNIOR, Jurandir José
Palabras clave : Biologia – estudo e ensino; Ferramentas pedagógicas; Sequência didática; Xadrez
Fecha de publicación : 3-nov-2020
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : BEZERRA JÚNIOR, Jurandir José. O xadrez como recurso didático ao ensino do método científico e das relações ecológicas no ensino médio. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2020.
Resumen : Este trabalho construiu e aplicou estratégias de uma sequência didática constituinte de um manual de orientações, o qual se faz o produto deste trabalho com ênfase na utilização de jogos educativos para o desenvolvimento do raciocínio lógico e de situações-problemas com conteúdos biológicos. Utilizamos o jogo de xadrez para, a partir de analogias, comparar situações encontradas na natureza, como as relações ecológicas, para o amplo exercício do raciocínio lógico e construção de hipóteses. Estruturamos nossas intervenções da sequência didática nos fundamentos da teoria sociointeracionista de Vygotsky, apoiando-se no conceito da zona de desenvolvimento proximal, valorizado nas atividades coletivas. Aplicamos a inter-relação junto a estudantes do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública, com a participação e contribuição de outros campos de saberes como proposta interdisciplinar, sendo essas o Empreendedorismo, História, Matemática e Educação Física. Para a realização parcial desse propósito, executamos as aulas com a participação de estudantes monitores no processo de ensino e aprendizagem, compreendendo que a atuação desses durante as intervenções forneceu o suporte necessário à identificação de possíveis dificuldades apresentadas pelos demais estudantes. Constatamos que as propostas de intervenção do manual colaboraram para o melhor desenvolvimento da capacidade de observação dos estudantes, exercitando habilidades de interpretação e colaboração, fazendo-se importante no processo de aprendizagem dos conhecimentos biológicos, com potencial de ser replicável e aplicado em outras escolas e com outros estudantes no contexto do ensino de Biologia.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40006
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Jurandir José Bezerra Júnior.pdf13,88 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons