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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39775
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Título : | Educação financeira escolar na educação infantil : análise das atividades de material utilizado na Rede Municipal de Ensino do Recife |
Autor : | MENDONÇA, Joseilda Machado |
Palabras clave : | Educação infantil – Recife – Rede Municipal de Ensino; Educação financeira; Matemática – ensino infantil; UFPE - Pós-graduação |
Fecha de publicación : | 29-abr-2020 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | MENDONÇA, Joseilda Machado. Educação financeira escolar na educação infantil: análise das atividades de material utilizado na Rede Municipal de Ensino do Recife. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. |
Resumen : | A Rede Municipal de Ensino do Recife (RMER) vivenciou de 2015 a 2018 uma experiência de Educação Financeira Escolar (EFE) na Educação Infantil(EI),denominada de Iniciativa Sonhar Planejar Alcançar Fortalecimento Financeiro para Famílias. Os materiais utilizados foram produzidos pela Sesame Workshop, em parceria com Metlife Foudation, Dsop e TV Cultura. Diante desta experiência de EFE, o presente estudo objetivou analisaras atividades com Educação Financeira Escolar nos materiais disponibilizados a professores, famílias e crianças da Educação Infantil na RMER. Especificamente, objetivou quantificar as atividades presentes nos materiais, discutindo os eixos e temáticas de EFE presentes de maneira explícita/implícita nas atividades dos materiais; categorizar as atividades presentes nos materiais, de acordo com os ambientes de aprendizagem de Skovsmose (2000); discutir as orientações para os professores nas atividades dos materiais; discutir as orientações para os cuidadores/familiares presentes nas atividades dos materiais. Como percurso metodológico realizamos uma análise documental e criamos um sistema de análises para produção e análise dos dados. A teoria que embasa as nossas discussões é a Educação Matemática Crítica, proposta por Ole Skovsmose, com o recorte dos ambientes de aprendizagem. Os resultados apontam que o material e suas atividades são estruturados em três eixos: sonhar; planejar e alcançar, e oito temáticas: sonhar, escolher, planejar, comprar, compartilhar, meio ambiente e poupar. As temáticas planejar, escolher, sonhar e compartilhar têm maior ênfase, algumas atividades principalmente da temática meio ambiente apresentam incoerências entre atemáticas proposta e as orientações para os educadores. As análises e discussões apontam que as atividades concentram-se nos Possíveis Cenários para Investigação, buscando possibilitar o diálogo e a reflexão dentro do contexto vivenciado pelas crianças e famílias envolvidas. Concluímos que as atividades indicam a superação da ideia de EFE apenas como finanças pessoais, mas sem uma formação adequada o trabalho docente pode ser reduzido à ideia de sonhar, poupar e consumir posteriormente. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39775 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica |
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