Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39775

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorPESSOA, Cristiane Azevêdo dos Santos-
dc.contributor.authorMENDONÇA, Joseilda Machado-
dc.date.accessioned2021-04-15T00:11:21Z-
dc.date.available2021-04-15T00:11:21Z-
dc.date.issued2020-04-29-
dc.identifier.citationMENDONÇA, Joseilda Machado. Educação financeira escolar na educação infantil: análise das atividades de material utilizado na Rede Municipal de Ensino do Recife. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39775-
dc.description.abstractA Rede Municipal de Ensino do Recife (RMER) vivenciou de 2015 a 2018 uma experiência de Educação Financeira Escolar (EFE) na Educação Infantil(EI),denominada de Iniciativa Sonhar Planejar Alcançar Fortalecimento Financeiro para Famílias. Os materiais utilizados foram produzidos pela Sesame Workshop, em parceria com Metlife Foudation, Dsop e TV Cultura. Diante desta experiência de EFE, o presente estudo objetivou analisaras atividades com Educação Financeira Escolar nos materiais disponibilizados a professores, famílias e crianças da Educação Infantil na RMER. Especificamente, objetivou quantificar as atividades presentes nos materiais, discutindo os eixos e temáticas de EFE presentes de maneira explícita/implícita nas atividades dos materiais; categorizar as atividades presentes nos materiais, de acordo com os ambientes de aprendizagem de Skovsmose (2000); discutir as orientações para os professores nas atividades dos materiais; discutir as orientações para os cuidadores/familiares presentes nas atividades dos materiais. Como percurso metodológico realizamos uma análise documental e criamos um sistema de análises para produção e análise dos dados. A teoria que embasa as nossas discussões é a Educação Matemática Crítica, proposta por Ole Skovsmose, com o recorte dos ambientes de aprendizagem. Os resultados apontam que o material e suas atividades são estruturados em três eixos: sonhar; planejar e alcançar, e oito temáticas: sonhar, escolher, planejar, comprar, compartilhar, meio ambiente e poupar. As temáticas planejar, escolher, sonhar e compartilhar têm maior ênfase, algumas atividades principalmente da temática meio ambiente apresentam incoerências entre atemáticas proposta e as orientações para os educadores. As análises e discussões apontam que as atividades concentram-se nos Possíveis Cenários para Investigação, buscando possibilitar o diálogo e a reflexão dentro do contexto vivenciado pelas crianças e famílias envolvidas. Concluímos que as atividades indicam a superação da ideia de EFE apenas como finanças pessoais, mas sem uma formação adequada o trabalho docente pode ser reduzido à ideia de sonhar, poupar e consumir posteriormente.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação infantil – Recife – Rede Municipal de Ensinopt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectMatemática – ensino infantilpt_BR
dc.subjectUFPE - Pós-graduaçãopt_BR
dc.titleEducação financeira escolar na educação infantil : análise das atividades de material utilizado na Rede Municipal de Ensino do Recifept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9330314041238980pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3021252548409195pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxFrom 2015 to 2018 the Municipal Education Network of Recife (RMER- Rede Municipal de Ensino do Recife) has tested a new project named “Dream/Plan/Achieve, Financial Strength for Families Initiative”, which aimed to teach Financial Education (FE) in pre-school. Materials used in this project were made by Sesame Workshop in partnership with the Metlife Foundation, Dsop and Cultura TV. Based upon this experience in pre-school, this current work aims to analyze how the Financial Education is proposed for teachers, family and pre school children of RMER in the activities of those materials. Specifically, this work aims to quantify the activities present in the material and discuss the axes and themes explicitly or implicitly presented in them; categorize these activities according to Skovsmose (2000) Learning Environments; discuss directions to teachers and discuss guidelines to caregivers/families in the activities. Methodologically we performed a document analyses and created an analytic system for data production and database analysis. The theory upon which our discussions are based is Critical Mathematical Education, proposed by Ole Skovsmose, with the outline of the Learning Environments. The results show that the materials and its activities are structured in three axes: to dream, to plan, and to achieve; and in eight themes: to dream, choose, plan, buy, share, the environment and ways to save. Greater emphasis is given to the ‘planning,’ ‘choosing,’ “dreaming’ and “sharing’ themes. Some activities show incongruities related to proposed themes and directions to educators. Analyses and discussion show that the activities concentrate in “Possible scenarios to investigation”, and try to make dialogue and reflection possible, within the context experienced by involved children and families. Our work concludes that the activities analyzed tend to support the idea that FE is not for personal proposes only. Also, that without an adequate formation, the teaching work may be reduced to the idea that Financial Education is only dreaming and saving to consume later.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Joseilda Machado Mendonça.pdf4,99 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons