Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39691
Share on
Title: | Proposta de construção e utilização de figuras táteis no ensino de Citologia a partir de histórias de vida de professoras brailistas |
Authors: | VIANA, Rinaldo da Silva |
Keywords: | Biologia – estudo e ensino; Ferramentas pedagógicas; Educação inclusiva; Figuras táteis |
Issue Date: | 8-Oct-2020 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | VIANA, Rinaldo da Silva. Proposta de construção e utilização de figuras táteis no ensino de Citologia a partir de histórias de vida de professoras brailistas. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2020. |
Abstract: | O presente trabalho de conclusão de mestrado buscou discutir as contribuições da experiência tátil com a construção e utilização de gravuras ou figuras táteis, no ensino de biologia, para estudantes com deficiência visual matriculados em salas regulares do ensino médio. Para isso, realizou-se um trabalho interdisciplinar entre a metodologia da história e a biologia, a partir da história oral/história de vida, para a construção de ferramentas pedagógicas por meio de memórias orais, onde professoras, a partir de entrevistas realizadas pelo pesquisador, relataram sobre a vida profissional e ensinaram ao pesquisador a técnica da experiência tátil utilizada para o ensino da pessoa com deficiência visual. As entrevistas foram transcritas para observar como construíam e utilizavam gravuras ou figuras táteis no processo de ensino-aprendizagem. A partir dos relatos das professoras e dos referenciais literários, identificamos que pessoas com deficiência visual formam imagens mentais utilizando o sistema háptico, que se torna mais eficaz com o auxílio da audiodescrição. Os resultados apontam para a possibilidade de eficácia quanto à utilização de figuras táteis no processo de ensino-aprendizagem que maximizam processos de inclusão e autonomia de estudantes com algum tipo de deficiência visual. A partir disso, a pesquisa resultou na construção do Manual Bioháptica, destinado a professores de Biologia e de outras áreas, contendo dicas, teorias, materiais utilizáveis e o passo a passo para a construção e utilização de figuras táteis no ensino da pessoa com deficiência visual numa situação didática com a temática citologia. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39691 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Rinaldo da Silva Viana.pdf | 2,61 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License