Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39691
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | RIBEIRO, Ernani Nunes | - |
dc.contributor.author | VIANA, Rinaldo da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-12T18:09:00Z | - |
dc.date.available | 2021-04-12T18:09:00Z | - |
dc.date.issued | 2020-10-08 | - |
dc.identifier.citation | VIANA, Rinaldo da Silva. Proposta de construção e utilização de figuras táteis no ensino de Citologia a partir de histórias de vida de professoras brailistas. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39691 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho de conclusão de mestrado buscou discutir as contribuições da experiência tátil com a construção e utilização de gravuras ou figuras táteis, no ensino de biologia, para estudantes com deficiência visual matriculados em salas regulares do ensino médio. Para isso, realizou-se um trabalho interdisciplinar entre a metodologia da história e a biologia, a partir da história oral/história de vida, para a construção de ferramentas pedagógicas por meio de memórias orais, onde professoras, a partir de entrevistas realizadas pelo pesquisador, relataram sobre a vida profissional e ensinaram ao pesquisador a técnica da experiência tátil utilizada para o ensino da pessoa com deficiência visual. As entrevistas foram transcritas para observar como construíam e utilizavam gravuras ou figuras táteis no processo de ensino-aprendizagem. A partir dos relatos das professoras e dos referenciais literários, identificamos que pessoas com deficiência visual formam imagens mentais utilizando o sistema háptico, que se torna mais eficaz com o auxílio da audiodescrição. Os resultados apontam para a possibilidade de eficácia quanto à utilização de figuras táteis no processo de ensino-aprendizagem que maximizam processos de inclusão e autonomia de estudantes com algum tipo de deficiência visual. A partir disso, a pesquisa resultou na construção do Manual Bioháptica, destinado a professores de Biologia e de outras áreas, contendo dicas, teorias, materiais utilizáveis e o passo a passo para a construção e utilização de figuras táteis no ensino da pessoa com deficiência visual numa situação didática com a temática citologia. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Biologia – estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Ferramentas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Figuras táteis | pt_BR |
dc.title | Proposta de construção e utilização de figuras táteis no ensino de Citologia a partir de histórias de vida de professoras brailistas | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9126487143155253 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5828186266951171 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO) | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present work of master's degree sought to discuss the contributions of tactile experience with the construction and use of prints or tactile figures, in the teaching of biology, for students with visual impairment enrolled in regular high school classrooms. For this, an interdisciplinary work was carried out between history methodology and biology, based on oral history / life history, for the construction of pedagogical tools through oral memories, where teachers, from interviews conducted by the researcher, reported about professional life and they taught the researcher the technique of tactile experience used to teach people with visual impairments. The interviews were transcribed to observe how they constructed and used pictures or tactile figures in the teaching-learning process. From the teachers' reports and literary references, we identified that people with visual impairment form mental images using the haptic system, which becomes more effective with the aid of audio description. The results point to the possibility of effectiveness regarding the use of tactile figures in the teaching-learning process that maximize processes of inclusion and autonomy of students with some type of visual impairment. From this, the research resulted in the construction of the Biohaptic Manual, for teachers of biology and other areas, containing tips, theories, usable materials and the step by step for the construction and use of tactile figures in the teaching of the visually impaired person in a didactic situation with the cytology theme. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Rinaldo da Silva Viana.pdf | 2,61 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons