Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39691

Compartilhe esta página

Título: Proposta de construção e utilização de figuras táteis no ensino de Citologia a partir de histórias de vida de professoras brailistas
Autor(es): VIANA, Rinaldo da Silva
Palavras-chave: Biologia – estudo e ensino; Ferramentas pedagógicas; Educação inclusiva; Figuras táteis
Data do documento: 8-Out-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: VIANA, Rinaldo da Silva. Proposta de construção e utilização de figuras táteis no ensino de Citologia a partir de histórias de vida de professoras brailistas. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2020.
Abstract: O presente trabalho de conclusão de mestrado buscou discutir as contribuições da experiência tátil com a construção e utilização de gravuras ou figuras táteis, no ensino de biologia, para estudantes com deficiência visual matriculados em salas regulares do ensino médio. Para isso, realizou-se um trabalho interdisciplinar entre a metodologia da história e a biologia, a partir da história oral/história de vida, para a construção de ferramentas pedagógicas por meio de memórias orais, onde professoras, a partir de entrevistas realizadas pelo pesquisador, relataram sobre a vida profissional e ensinaram ao pesquisador a técnica da experiência tátil utilizada para o ensino da pessoa com deficiência visual. As entrevistas foram transcritas para observar como construíam e utilizavam gravuras ou figuras táteis no processo de ensino-aprendizagem. A partir dos relatos das professoras e dos referenciais literários, identificamos que pessoas com deficiência visual formam imagens mentais utilizando o sistema háptico, que se torna mais eficaz com o auxílio da audiodescrição. Os resultados apontam para a possibilidade de eficácia quanto à utilização de figuras táteis no processo de ensino-aprendizagem que maximizam processos de inclusão e autonomia de estudantes com algum tipo de deficiência visual. A partir disso, a pesquisa resultou na construção do Manual Bioháptica, destinado a professores de Biologia e de outras áreas, contendo dicas, teorias, materiais utilizáveis e o passo a passo para a construção e utilização de figuras táteis no ensino da pessoa com deficiência visual numa situação didática com a temática citologia.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39691
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Rinaldo da Silva Viana.pdf2,61 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons