Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39667
Compartilhe esta página
Título: | Jogos didáticos no ensino de química orgânica : uma proposta metodológica baseada em uma proposição educativa. |
Autor(es): | SANTOS, Nataly Roberta de Lima |
Palavras-chave: | Química - Estudo e ensino; Professores - Formação; Jogos educativos; Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente; Química orgânica; Hidrocarbonetos |
Data do documento: | 22-Jun-2017 |
Citação: | SANTOS, Nataly Roberta de Lima. Jogos didáticos no ensino de química orgânica : uma proposta metodológica baseada em uma proposição educativa. Caruaru: O Autor, 2017. |
Abstract: | Os jogos didáticos podem ser considerados uma ótima ferramenta pedagógica auxiliar ao ensino de Química, em especial, de Química Orgânica, pois permite aos alunos interagir mais com a turma e com os assuntos trabalhados. Através dos jogos é possível aprender até os conteúdos mais abstratos, além de ser possível contextualizar o conhecimento, relacionar o mesmo com o cotidiano dos alunos, tornando-os responsáveis pela construção de seu conhecimento. O objetivo desse trabalho foi avaliar a contribuição do jogo “Brincando com os Hidrocarbonetos” como ferramenta auxiliar no processo de aprendizagem do conteúdo Hidrocarbonetos. A atividade proposta foi aplicada na aula de Química, em uma Escola de Referência na cidade de Palmares e consistiu na utilização de um jogo que abordou questões relacionadas ao conteúdo de Hidrocarbonetos que foram passados em sala pelo docente. Também foram feitas questões contextualizadas sobre o uso de Hidrocarbonetos no cotidiano como sugere a abordagem CTSA, que foram incluídas no jogo e tinham a função de consolidar os conhecimentos pré-existentes. A partir do que foi observado, pode-se concluir que de fato o jogo proposto constitui-se numa importante ferramenta auxiliar ao processo de ensino-aprendizagem, pois percebeu-se através das respostas dos questionários aplicados e da aplicação do jogo, que houve uma redução no índice de erros referentes as dificuldades apresentadas pelos alunos com relação ao conteúdo de Hidrocarbonetos. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39667 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SANTOS, Nataly Roberta de Lima.pdf | 1,66 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons