Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39667
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Ana Paula Freitas da | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Nataly Roberta de Lima | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-10T02:08:25Z | - |
dc.date.available | 2021-04-10T02:08:25Z | - |
dc.date.issued | 2017-06-22 | - |
dc.date.submitted | 2021-04-09 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Nataly Roberta de Lima. Jogos didáticos no ensino de química orgânica : uma proposta metodológica baseada em uma proposição educativa. Caruaru: O Autor, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39667 | - |
dc.description.abstract | Os jogos didáticos podem ser considerados uma ótima ferramenta pedagógica auxiliar ao ensino de Química, em especial, de Química Orgânica, pois permite aos alunos interagir mais com a turma e com os assuntos trabalhados. Através dos jogos é possível aprender até os conteúdos mais abstratos, além de ser possível contextualizar o conhecimento, relacionar o mesmo com o cotidiano dos alunos, tornando-os responsáveis pela construção de seu conhecimento. O objetivo desse trabalho foi avaliar a contribuição do jogo “Brincando com os Hidrocarbonetos” como ferramenta auxiliar no processo de aprendizagem do conteúdo Hidrocarbonetos. A atividade proposta foi aplicada na aula de Química, em uma Escola de Referência na cidade de Palmares e consistiu na utilização de um jogo que abordou questões relacionadas ao conteúdo de Hidrocarbonetos que foram passados em sala pelo docente. Também foram feitas questões contextualizadas sobre o uso de Hidrocarbonetos no cotidiano como sugere a abordagem CTSA, que foram incluídas no jogo e tinham a função de consolidar os conhecimentos pré-existentes. A partir do que foi observado, pode-se concluir que de fato o jogo proposto constitui-se numa importante ferramenta auxiliar ao processo de ensino-aprendizagem, pois percebeu-se através das respostas dos questionários aplicados e da aplicação do jogo, que houve uma redução no índice de erros referentes as dificuldades apresentadas pelos alunos com relação ao conteúdo de Hidrocarbonetos. | pt_BR |
dc.format.extent | 51p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Química - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Jogos educativos | pt_BR |
dc.subject | Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente | pt_BR |
dc.subject | Química orgânica | pt_BR |
dc.subject | Hidrocarbonetos | pt_BR |
dc.title | Jogos didáticos no ensino de química orgânica : uma proposta metodológica baseada em uma proposição educativa. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8012017P9 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798298Z1 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The educational games can be considered a great pedagogical tool to assist the teaching of Chemistry, especially Organic Chemistry, as it allows students to interact more with the class and with the subjects worked. Through the games it is possible to learn even the most abstract contents, in addition to being able to contextualize the knowledge, to relate the same to the daily life of the students, making them responsible for the construction of their knowledge. The objective of this work was to evaluate the contribution of the game "Playing with the Hydrocarbons" as an auxiliary tool in the hydrocarbons content learning process. The proposed activity was applied in the Chemistry class at a Reference School in the city of Palmares and consisted in the use of a game that addressed issues related to the content of hydrocarbons that were passed in the classroom by the teacher. There were also contextualized questions about the use of hydrocarbons in daily life as suggested by the CTSA approach, which were included in the game and had the function of consolidating pre-existing knowledge. From what has been observed, it can be concluded that in fact the proposed game constitutes an important auxiliary tool to the teaching-learning process, since it was perceived through the questionnaires applied and the application of the game that there was a reduction in the index of errors related to the difficulties presented by the students regarding the content of Hydrocarbons. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Exatas e da Terra::Química | pt_BR |
dc.degree.departament | Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | Química - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SANTOS, Nataly Roberta de Lima.pdf | 1,66 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons