Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39667

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Ana Paula Freitas da-
dc.contributor.authorSANTOS, Nataly Roberta de Lima-
dc.date.accessioned2021-04-10T02:08:25Z-
dc.date.available2021-04-10T02:08:25Z-
dc.date.issued2017-06-22-
dc.date.submitted2021-04-09-
dc.identifier.citationSANTOS, Nataly Roberta de Lima. Jogos didáticos no ensino de química orgânica : uma proposta metodológica baseada em uma proposição educativa. Caruaru: O Autor, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39667-
dc.description.abstractOs jogos didáticos podem ser considerados uma ótima ferramenta pedagógica auxiliar ao ensino de Química, em especial, de Química Orgânica, pois permite aos alunos interagir mais com a turma e com os assuntos trabalhados. Através dos jogos é possível aprender até os conteúdos mais abstratos, além de ser possível contextualizar o conhecimento, relacionar o mesmo com o cotidiano dos alunos, tornando-os responsáveis pela construção de seu conhecimento. O objetivo desse trabalho foi avaliar a contribuição do jogo “Brincando com os Hidrocarbonetos” como ferramenta auxiliar no processo de aprendizagem do conteúdo Hidrocarbonetos. A atividade proposta foi aplicada na aula de Química, em uma Escola de Referência na cidade de Palmares e consistiu na utilização de um jogo que abordou questões relacionadas ao conteúdo de Hidrocarbonetos que foram passados em sala pelo docente. Também foram feitas questões contextualizadas sobre o uso de Hidrocarbonetos no cotidiano como sugere a abordagem CTSA, que foram incluídas no jogo e tinham a função de consolidar os conhecimentos pré-existentes. A partir do que foi observado, pode-se concluir que de fato o jogo proposto constitui-se numa importante ferramenta auxiliar ao processo de ensino-aprendizagem, pois percebeu-se através das respostas dos questionários aplicados e da aplicação do jogo, que houve uma redução no índice de erros referentes as dificuldades apresentadas pelos alunos com relação ao conteúdo de Hidrocarbonetos.pt_BR
dc.format.extent51p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectCiência, Tecnologia, Sociedade e Ambientept_BR
dc.subjectQuímica orgânicapt_BR
dc.subjectHidrocarbonetospt_BR
dc.titleJogos didáticos no ensino de química orgânica : uma proposta metodológica baseada em uma proposição educativa.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8012017P9pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798298Z1pt_BR
dc.description.abstractxThe educational games can be considered a great pedagogical tool to assist the teaching of Chemistry, especially Organic Chemistry, as it allows students to interact more with the class and with the subjects worked. Through the games it is possible to learn even the most abstract contents, in addition to being able to contextualize the knowledge, to relate the same to the daily life of the students, making them responsible for the construction of their knowledge. The objective of this work was to evaluate the contribution of the game "Playing with the Hydrocarbons" as an auxiliary tool in the hydrocarbons content learning process. The proposed activity was applied in the Chemistry class at a Reference School in the city of Palmares and consisted in the use of a game that addressed issues related to the content of hydrocarbons that were passed in the classroom by the teacher. There were also contextualized questions about the use of hydrocarbons in daily life as suggested by the CTSA approach, which were included in the game and had the function of consolidating pre-existing knowledge. From what has been observed, it can be concluded that in fact the proposed game constitutes an important auxiliary tool to the teaching-learning process, since it was perceived through the questionnaires applied and the application of the game that there was a reduction in the index of errors related to the difficulties presented by the students regarding the content of Hydrocarbons.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Químicapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationQuímica - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS, Nataly Roberta de Lima.pdf1,66 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons