Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39661
Share on
Title: | O ensino de conceitos da química geral através de composições musicais. |
Authors: | RAMOS, Júlio César |
Keywords: | Química - Estudo e ensino; Atividades criativas na sala de aula; Música |
Issue Date: | 18-Dec-2017 |
Citation: | RAMOS, Júlio César. O ensino de conceitos da química geral através de composições musicais. Caruaru: O Autor, 2017. |
Abstract: | Este trabalho teve como objetivo investigar o uso de música como instrumento metodológico facilitador do ensino de química, a partir da análise de uma oficina de química musical abordando os conceitos de evolução dos modelos atômicos, propriedades periódicas dos elementos e ligações químicas. Buscando analisar se as composições musicais produzidas expressaram os conceitos vistos e analisando a relação entre a composição musical e a mobilização de conceitos aprendidos. A oficina se realizou numa turma de primeiro ano do ensino médio de uma escola pública na cidade de Santa Cruz do Capibaribe, PE e se iniciou com uma exposição dialogada dos conceitos abordados, apresentando músicas que abordaram a Química sob a forma de paródia para despertar no aluno uma referência de como prosseguir. Seguida da elaboração de músicas pelos alunos acerca dos assuntos vistos, com o pesquisador fazendo as correções necessárias, finalizando com a exposição das músicas produzidas para o grupo e um diálogo com os alunos sobre a importância desse tipo de atividade para eles. Como conclusão este estudo constatou que a música pode ser uma aliada para facilitar e tornar significativo o ensino de Química para estudantes do ensino médio, uma vez que os integra e os motiva na construção de sua aprendizagem. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39661 |
Appears in Collections: | TCC - Química - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RAMOS, Julio Cesar.pdf | 1,38 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License