Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39661

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, João Roberto Ratis Tenório da-
dc.contributor.authorRAMOS, Júlio César-
dc.date.accessioned2021-04-09T23:01:13Z-
dc.date.available2021-04-09T23:01:13Z-
dc.date.issued2017-12-18-
dc.date.submitted2021-04-09-
dc.identifier.citationRAMOS, Júlio César. O ensino de conceitos da química geral através de composições musicais. Caruaru: O Autor, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39661-
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo investigar o uso de música como instrumento metodológico facilitador do ensino de química, a partir da análise de uma oficina de química musical abordando os conceitos de evolução dos modelos atômicos, propriedades periódicas dos elementos e ligações químicas. Buscando analisar se as composições musicais produzidas expressaram os conceitos vistos e analisando a relação entre a composição musical e a mobilização de conceitos aprendidos. A oficina se realizou numa turma de primeiro ano do ensino médio de uma escola pública na cidade de Santa Cruz do Capibaribe, PE e se iniciou com uma exposição dialogada dos conceitos abordados, apresentando músicas que abordaram a Química sob a forma de paródia para despertar no aluno uma referência de como prosseguir. Seguida da elaboração de músicas pelos alunos acerca dos assuntos vistos, com o pesquisador fazendo as correções necessárias, finalizando com a exposição das músicas produzidas para o grupo e um diálogo com os alunos sobre a importância desse tipo de atividade para eles. Como conclusão este estudo constatou que a música pode ser uma aliada para facilitar e tornar significativo o ensino de Química para estudantes do ensino médio, uma vez que os integra e os motiva na construção de sua aprendizagem.pt_BR
dc.format.extent56p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAtividades criativas na sala de aulapt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.titleO ensino de conceitos da química geral através de composições musicais.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4404591T8pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4194805A6pt_BR
dc.description.abstractxThis work aimed to investigate the use of music as a methodological instrument that facilitates the teaching of chemistry, from the analysis of a musical chemistry workshop addressing the evolutionary concepts of atomic models, periodic properties of the elements and chemical bonds. In order to analyze if the musical compositions produced expressed the concepts seen and analyzing the relation between musical composition and the mobilization of learned concepts. The workshop was held in a class of first year of high school in a public school in the city of Santa Cruz do Capibaribe, PE and began with a dialogue of the concepts discussed, presenting songs that approached Chemistry in the form of parody to awaken in the student a reference of how to proceed. Following the students' elaboration of songs about the subjects seen, the researcher made the necessary corrections, ending with the presentation of the songs produced for the group and a dialogue with the students about the importance of this type of activity for them. As a conclusion, this study found that music could be an ally to facilitate and make meaningful teaching of chemistry to high school students, since it integrates and motivates them in the construction of their learning.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Químicapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationQuímica - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAMOS, Julio Cesar.pdf1,38 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons