Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39637

Comparte esta pagina

Título : (Re)construção do conceito de célula : uma sequência didática com estudantes do ensino médio
Autor : VANDERLEI, Ana Beatriz
Palabras clave : Biologia – estudo e ensino; Ferramentas pedagógicas; Sequência didática; Citologia
Fecha de publicación : 25-sep-2020
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : VANDERLEI, Ana Beatriz. (Re)construção do conceito de célula: uma sequência didática com estudantes do ensino médio. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2020.
Resumen : O objetivo da pesquisa foi aplicar uma Sequência Didática sobre o conceito de célula com estudantes do Ensino Médio. A célula representa um conceito básico fundamental à vida, mas por apresentar uma morfofisiologia microscópica, acaba por ocasionar dificuldades em sua observação direta, ocasionando um obstáculo para o estudo escolar. Visando um melhor entendimento acerca do conceito de célula, tem havido interesse de pesquisas abordando o uso de novas metodologias e ferramentas, que corroborem com o processo de ensino-aprendizagem, como o emprego de Sequências Didáticas. A proposta metodológica envolveu uma Sequência Didática, cuja intervenção foi aplicada numa turma de 2º Ano do Ensino Médio, utilizando as premissas do Ciclo da Experiência de Kelly em cinco etapas: antecipação, investimento, encontro, validação e revisão construtiva, as quais envolveram a aplicação do pré e pós-teste, aulas práticas e produção de modelos didáticos. Inicialmente, os resultados apontam dificuldades na compreensão do conceito de célula, no que tange a conceituação, funções a nível celular e diferenciação entre os tipos e grupos celulares. Observamos que alguns modelos mentais da célula apresentavam similaridades com as ilustrações dos livros didáticos cuja representação do ovo-frito foi bastante evidente. Após a aplicação da sequência não se percebeu essa ideia, havendo uma construção mental mais próxima do conhecimento científico. O professor precisa buscar novas alternativas didático-pedagógicas, por meio de um ensino mais dinâmico e atrativo, visando à mudança conceitual e a eliminação das incoerências, principalmente, aos conteúdos abstratos.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39637
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Ana Beatriz Vanderlei.pdf3,93 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons