Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39637

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorNEVES, Ricardo Ferreira das-
dc.contributor.authorVANDERLEI, Ana Beatriz-
dc.date.accessioned2021-04-08T16:41:09Z-
dc.date.available2021-04-08T16:41:09Z-
dc.date.issued2020-09-25-
dc.identifier.citationVANDERLEI, Ana Beatriz. (Re)construção do conceito de célula: uma sequência didática com estudantes do ensino médio. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39637-
dc.description.abstractO objetivo da pesquisa foi aplicar uma Sequência Didática sobre o conceito de célula com estudantes do Ensino Médio. A célula representa um conceito básico fundamental à vida, mas por apresentar uma morfofisiologia microscópica, acaba por ocasionar dificuldades em sua observação direta, ocasionando um obstáculo para o estudo escolar. Visando um melhor entendimento acerca do conceito de célula, tem havido interesse de pesquisas abordando o uso de novas metodologias e ferramentas, que corroborem com o processo de ensino-aprendizagem, como o emprego de Sequências Didáticas. A proposta metodológica envolveu uma Sequência Didática, cuja intervenção foi aplicada numa turma de 2º Ano do Ensino Médio, utilizando as premissas do Ciclo da Experiência de Kelly em cinco etapas: antecipação, investimento, encontro, validação e revisão construtiva, as quais envolveram a aplicação do pré e pós-teste, aulas práticas e produção de modelos didáticos. Inicialmente, os resultados apontam dificuldades na compreensão do conceito de célula, no que tange a conceituação, funções a nível celular e diferenciação entre os tipos e grupos celulares. Observamos que alguns modelos mentais da célula apresentavam similaridades com as ilustrações dos livros didáticos cuja representação do ovo-frito foi bastante evidente. Após a aplicação da sequência não se percebeu essa ideia, havendo uma construção mental mais próxima do conhecimento científico. O professor precisa buscar novas alternativas didático-pedagógicas, por meio de um ensino mais dinâmico e atrativo, visando à mudança conceitual e a eliminação das incoerências, principalmente, aos conteúdos abstratos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBiologia – estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFerramentas pedagógicaspt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectCitologiapt_BR
dc.title(Re)construção do conceito de célula : uma sequência didática com estudantes do ensino médiopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7988288606949789pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7874863774346301pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)pt_BR
dc.description.abstractxThe objective of the research was to apply a Didactic Sequence on the concept of cell with high school students. The cell represents a basic concept fundamental to life, but because it presents a microscopic morphophysiology, it ends up inferring difficulties in its direct observation, causing an obstacle for school study. Aiming at a better understanding of the cell concept, there has been interest in research addressing the use of new methodologies and tools, which corroborate the teaching-learning process, such as the use of Didactic Sequences. The methodological proposal involved a Didactic Sequence, whose application was applied to a class of 2nd Year of High School, using the premises of Kelly's Experience Cycle in five stages: anticipation, investment, meeting, validation and constructive review, as which involved the application pre and post-test, practical classes and production of didactic models. Initially, the results point out difficulties in understanding the concept of a cell, regarding the conceptualization, functions at the cellular level and differentiation between cell types and groups. We observed that some mental models of the cell showed similarities with the revelations of the textbooks whose representation of the fried egg was quite evident. After applying the sequence, this idea is not sought, with a mental construction closer to scientific knowledge. The teacher needs to search for new didactic-pedagogical alternatives, by means of a more dynamic and specific teaching, it defines the conceptual change and the elimination of inconsistencies, mainly, to the abstract contents.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Ana Beatriz Vanderlei.pdf3,93 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons