Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39637
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | NEVES, Ricardo Ferreira das | - |
dc.contributor.author | VANDERLEI, Ana Beatriz | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-08T16:41:09Z | - |
dc.date.available | 2021-04-08T16:41:09Z | - |
dc.date.issued | 2020-09-25 | - |
dc.identifier.citation | VANDERLEI, Ana Beatriz. (Re)construção do conceito de célula: uma sequência didática com estudantes do ensino médio. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39637 | - |
dc.description.abstract | O objetivo da pesquisa foi aplicar uma Sequência Didática sobre o conceito de célula com estudantes do Ensino Médio. A célula representa um conceito básico fundamental à vida, mas por apresentar uma morfofisiologia microscópica, acaba por ocasionar dificuldades em sua observação direta, ocasionando um obstáculo para o estudo escolar. Visando um melhor entendimento acerca do conceito de célula, tem havido interesse de pesquisas abordando o uso de novas metodologias e ferramentas, que corroborem com o processo de ensino-aprendizagem, como o emprego de Sequências Didáticas. A proposta metodológica envolveu uma Sequência Didática, cuja intervenção foi aplicada numa turma de 2º Ano do Ensino Médio, utilizando as premissas do Ciclo da Experiência de Kelly em cinco etapas: antecipação, investimento, encontro, validação e revisão construtiva, as quais envolveram a aplicação do pré e pós-teste, aulas práticas e produção de modelos didáticos. Inicialmente, os resultados apontam dificuldades na compreensão do conceito de célula, no que tange a conceituação, funções a nível celular e diferenciação entre os tipos e grupos celulares. Observamos que alguns modelos mentais da célula apresentavam similaridades com as ilustrações dos livros didáticos cuja representação do ovo-frito foi bastante evidente. Após a aplicação da sequência não se percebeu essa ideia, havendo uma construção mental mais próxima do conhecimento científico. O professor precisa buscar novas alternativas didático-pedagógicas, por meio de um ensino mais dinâmico e atrativo, visando à mudança conceitual e a eliminação das incoerências, principalmente, aos conteúdos abstratos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Biologia – estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Ferramentas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject | Citologia | pt_BR |
dc.title | (Re)construção do conceito de célula : uma sequência didática com estudantes do ensino médio | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7988288606949789 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7874863774346301 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO) | pt_BR |
dc.description.abstractx | The objective of the research was to apply a Didactic Sequence on the concept of cell with high school students. The cell represents a basic concept fundamental to life, but because it presents a microscopic morphophysiology, it ends up inferring difficulties in its direct observation, causing an obstacle for school study. Aiming at a better understanding of the cell concept, there has been interest in research addressing the use of new methodologies and tools, which corroborate the teaching-learning process, such as the use of Didactic Sequences. The methodological proposal involved a Didactic Sequence, whose application was applied to a class of 2nd Year of High School, using the premises of Kelly's Experience Cycle in five stages: anticipation, investment, meeting, validation and constructive review, as which involved the application pre and post-test, practical classes and production of didactic models. Initially, the results point out difficulties in understanding the concept of a cell, regarding the conceptualization, functions at the cellular level and differentiation between cell types and groups. We observed that some mental models of the cell showed similarities with the revelations of the textbooks whose representation of the fried egg was quite evident. After applying the sequence, this idea is not sought, with a mental construction closer to scientific knowledge. The teacher needs to search for new didactic-pedagogical alternatives, by means of a more dynamic and specific teaching, it defines the conceptual change and the elimination of inconsistencies, mainly, to the abstract contents. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Ana Beatriz Vanderlei.pdf | 3,93 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons