Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39637
Compartilhe esta página
Título: | (Re)construção do conceito de célula : uma sequência didática com estudantes do ensino médio |
Autor(es): | VANDERLEI, Ana Beatriz |
Palavras-chave: | Biologia – estudo e ensino; Ferramentas pedagógicas; Sequência didática; Citologia |
Data do documento: | 25-Set-2020 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | VANDERLEI, Ana Beatriz. (Re)construção do conceito de célula: uma sequência didática com estudantes do ensino médio. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2020. |
Abstract: | O objetivo da pesquisa foi aplicar uma Sequência Didática sobre o conceito de célula com estudantes do Ensino Médio. A célula representa um conceito básico fundamental à vida, mas por apresentar uma morfofisiologia microscópica, acaba por ocasionar dificuldades em sua observação direta, ocasionando um obstáculo para o estudo escolar. Visando um melhor entendimento acerca do conceito de célula, tem havido interesse de pesquisas abordando o uso de novas metodologias e ferramentas, que corroborem com o processo de ensino-aprendizagem, como o emprego de Sequências Didáticas. A proposta metodológica envolveu uma Sequência Didática, cuja intervenção foi aplicada numa turma de 2º Ano do Ensino Médio, utilizando as premissas do Ciclo da Experiência de Kelly em cinco etapas: antecipação, investimento, encontro, validação e revisão construtiva, as quais envolveram a aplicação do pré e pós-teste, aulas práticas e produção de modelos didáticos. Inicialmente, os resultados apontam dificuldades na compreensão do conceito de célula, no que tange a conceituação, funções a nível celular e diferenciação entre os tipos e grupos celulares. Observamos que alguns modelos mentais da célula apresentavam similaridades com as ilustrações dos livros didáticos cuja representação do ovo-frito foi bastante evidente. Após a aplicação da sequência não se percebeu essa ideia, havendo uma construção mental mais próxima do conhecimento científico. O professor precisa buscar novas alternativas didático-pedagógicas, por meio de um ensino mais dinâmico e atrativo, visando à mudança conceitual e a eliminação das incoerências, principalmente, aos conteúdos abstratos. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39637 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Ana Beatriz Vanderlei.pdf | 3,93 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons