Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39574

Compartilhe esta página

Título: A implementação de atividades experimentais com foco na problematização para a significação de conceitos químicos no ensino básico.
Autor(es): MELO, Carla Carvalho de
Palavras-chave: Química - Estudo e ensino; Química - Experiências; Ensino fundamental
Data do documento: 20-Jan-2016
Citação: MELO, Carla Carvalho de. A implementação de atividades experimentais com foco na problematização para a significação de conceitos químicos no ensino básico. Caruaru: O Autor, 2016.
Abstract: O presente estudo consiste em identificar contribuições de atividades experimentais com enfoque problematizador na construção significativa de conceitos químicos, por parte de um grupo de estudantes da educação básica. Para tanto, adotou-se como aporte teórico a teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Foi utilizado como caminho metodológico situações em que os estudantes pudessem, a partir da contextualização e da problematização, relacionar conceitos químicos a contextos diversos, acreditando que a experimentação seria um recurso facilitador do processo. Metodologicamente a pesquisa configurou uma abordagem qualitativa, em que se utilizaram como instrumentos de pesquisa entrevistas semiestruturadas com estudantes do ensino básico e observação não participante. A apreciação dos dados, constituiu-se de análise de conteúdo, utilizando como procedimentos a categorização e a inferência. Foram evidenciadas contribuições de tal estratégia quando os estudantes denotaram uma maior compreensão do fenômeno estudado, alcançando à significação conceitual da Química, a partir da articulação de conceitos químicos em contextos diversos, ao mesmo tempo em que demonstraram ampliação da zona conceitual, convergindo para uma aprendizagem significativa.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39574
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MELO, Carla Carvalho de.pdf650,29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons