Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39574

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Regina Celia Barbosa de-
dc.contributor.authorMELO, Carla Carvalho de-
dc.date.accessioned2021-04-01T02:57:26Z-
dc.date.available2021-04-01T02:57:26Z-
dc.date.issued2016-01-20-
dc.date.submitted2021-03-31-
dc.identifier.citationMELO, Carla Carvalho de. A implementação de atividades experimentais com foco na problematização para a significação de conceitos químicos no ensino básico. Caruaru: O Autor, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39574-
dc.description.abstractO presente estudo consiste em identificar contribuições de atividades experimentais com enfoque problematizador na construção significativa de conceitos químicos, por parte de um grupo de estudantes da educação básica. Para tanto, adotou-se como aporte teórico a teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Foi utilizado como caminho metodológico situações em que os estudantes pudessem, a partir da contextualização e da problematização, relacionar conceitos químicos a contextos diversos, acreditando que a experimentação seria um recurso facilitador do processo. Metodologicamente a pesquisa configurou uma abordagem qualitativa, em que se utilizaram como instrumentos de pesquisa entrevistas semiestruturadas com estudantes do ensino básico e observação não participante. A apreciação dos dados, constituiu-se de análise de conteúdo, utilizando como procedimentos a categorização e a inferência. Foram evidenciadas contribuições de tal estratégia quando os estudantes denotaram uma maior compreensão do fenômeno estudado, alcançando à significação conceitual da Química, a partir da articulação de conceitos químicos em contextos diversos, ao mesmo tempo em que demonstraram ampliação da zona conceitual, convergindo para uma aprendizagem significativa.pt_BR
dc.format.extent48p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectQuímica - Experiênciaspt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleA implementação de atividades experimentais com foco na problematização para a significação de conceitos químicos no ensino básico.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4360091A3pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4764103E5pt_BR
dc.description.abstractxThis study consists of identifying contributions of experimental activities with problem-solving approach in meaningful construction of chemical concepts by a student group from basic education. To aim the objectives, it adopted the theory of Meaningful Learning of Ausubel as theorical support. Was used as a methodological way situations where students could, from the context and problematization, relating chemical concepts to different contexts, believing that the experimentation would be a facilitator strategy of the process. Methodologically, the research set a qualitative approach, using as research tool semi-structured interviews with studentes from basic education and non-participant observation. The assessment of the data, consists of content analysis, using procedures such as categorization and inference. It was evidenced contributions of such a strategy when the students denoted a greater understanding of the studied phenomenon, reaching the conceptual meaning of Chemistry from the articulation of chemical concepts in different contexts, besides showed expansion of the conceptual zone, converging to a significant learning.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Químicapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationQuímica - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MELO, Carla Carvalho de.pdf650,29 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons