Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39574
Share on
Title: | A implementação de atividades experimentais com foco na problematização para a significação de conceitos químicos no ensino básico. |
Authors: | MELO, Carla Carvalho de |
Keywords: | Química - Estudo e ensino; Química - Experiências; Ensino fundamental |
Issue Date: | 20-Jan-2016 |
Citation: | MELO, Carla Carvalho de. A implementação de atividades experimentais com foco na problematização para a significação de conceitos químicos no ensino básico. Caruaru: O Autor, 2016. |
Abstract: | O presente estudo consiste em identificar contribuições de atividades experimentais com enfoque problematizador na construção significativa de conceitos químicos, por parte de um grupo de estudantes da educação básica. Para tanto, adotou-se como aporte teórico a teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Foi utilizado como caminho metodológico situações em que os estudantes pudessem, a partir da contextualização e da problematização, relacionar conceitos químicos a contextos diversos, acreditando que a experimentação seria um recurso facilitador do processo. Metodologicamente a pesquisa configurou uma abordagem qualitativa, em que se utilizaram como instrumentos de pesquisa entrevistas semiestruturadas com estudantes do ensino básico e observação não participante. A apreciação dos dados, constituiu-se de análise de conteúdo, utilizando como procedimentos a categorização e a inferência. Foram evidenciadas contribuições de tal estratégia quando os estudantes denotaram uma maior compreensão do fenômeno estudado, alcançando à significação conceitual da Química, a partir da articulação de conceitos químicos em contextos diversos, ao mesmo tempo em que demonstraram ampliação da zona conceitual, convergindo para uma aprendizagem significativa. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39574 |
Appears in Collections: | TCC - Química - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MELO, Carla Carvalho de.pdf | 650,29 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License