Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39523

Compartilhe esta página

Título: Infância, experiência estética e arte na escola : (des)encontros (im)possíveis nos anos iniciais do ensino fundamental no município de Sairé
Autor(es): ALBUQUERQUE, Fernanda Maria Santos
Palavras-chave: Infância – Pernambuco; Experiência – Pernambuco; Estética; Arte – Pernambuco; Ensino fundamental – Pernambuco
Data do documento: 6-Set-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: ALBUQUERQUE, Fernanda Maria Santos. Infância, experiência estética e arte na escola: (des)encontros (im)possíveis nos anos iniciais do ensino fundamental no município de Sairé. 2019. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Abstract: Encontra com a infância, a experiência estética e a arte nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Tem Walter Kohan, Pedro Pagni, Jorge Larrosa, Carlos Skliar e Manoel de Barros como principais mediadores dos encontros, uma vez que estas pessoas provocam a infância do pensar. Desdobra os encontros em uma caminhada com crianças no espaçotempo escolar, com destaque para os momentos despontados pelo componente curricular arte. A caminhada ocorreu em Sairé, um município do Brejo Pernambucano da Mesorregião do Agreste do estado, com um grupo de 41 (quarenta e uma) crianças e 06 (seis) professoras. Tem a cartografia como inspiração, portanto, não busca caminhar a partir de uma meta, mas traçar metas à medida que se caminha junto às crianças. A cada passo dado, traça seu plano comum e heterogêneo, instaurando acontecimentos ao longo do caminho. Assim, o caminho revela-se tão ou mais importante e bonito que os imprecisos início e fim da pesquisa. Tem como parte do plano comum e heterogêneo a produção de dados a partir de conversas, de observação, de diário de campo, de correspondência, de construção de mapas e de uma instalação. Após o caminho e alguns desvios, instaura a meta de: cartografar os (des)encontros (im)possíveis da infância, da experiência estética e da arte na escola. Os (des)encontros (im)possíveis desfalecem todo saber e poder totalitários na escola; fazem a infância brotar, a experiência soprar e a arte saltar nos anos iniciais do Ensino Fundamental; acrescem a escola, a existência.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39523
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Fernanda Maria Santos Albuquerque.pdf3,14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons