Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39523
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SALLES, Conceição Gislâne Nóbrega Lima de | - |
dc.contributor.author | ALBUQUERQUE, Fernanda Maria Santos | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-29T20:12:38Z | - |
dc.date.available | 2021-03-29T20:12:38Z | - |
dc.date.issued | 2019-09-06 | - |
dc.identifier.citation | ALBUQUERQUE, Fernanda Maria Santos. Infância, experiência estética e arte na escola: (des)encontros (im)possíveis nos anos iniciais do ensino fundamental no município de Sairé. 2019. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39523 | - |
dc.description.abstract | Encontra com a infância, a experiência estética e a arte nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Tem Walter Kohan, Pedro Pagni, Jorge Larrosa, Carlos Skliar e Manoel de Barros como principais mediadores dos encontros, uma vez que estas pessoas provocam a infância do pensar. Desdobra os encontros em uma caminhada com crianças no espaçotempo escolar, com destaque para os momentos despontados pelo componente curricular arte. A caminhada ocorreu em Sairé, um município do Brejo Pernambucano da Mesorregião do Agreste do estado, com um grupo de 41 (quarenta e uma) crianças e 06 (seis) professoras. Tem a cartografia como inspiração, portanto, não busca caminhar a partir de uma meta, mas traçar metas à medida que se caminha junto às crianças. A cada passo dado, traça seu plano comum e heterogêneo, instaurando acontecimentos ao longo do caminho. Assim, o caminho revela-se tão ou mais importante e bonito que os imprecisos início e fim da pesquisa. Tem como parte do plano comum e heterogêneo a produção de dados a partir de conversas, de observação, de diário de campo, de correspondência, de construção de mapas e de uma instalação. Após o caminho e alguns desvios, instaura a meta de: cartografar os (des)encontros (im)possíveis da infância, da experiência estética e da arte na escola. Os (des)encontros (im)possíveis desfalecem todo saber e poder totalitários na escola; fazem a infância brotar, a experiência soprar e a arte saltar nos anos iniciais do Ensino Fundamental; acrescem a escola, a existência. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Infância – Pernambuco | pt_BR |
dc.subject | Experiência – Pernambuco | pt_BR |
dc.subject | Estética | pt_BR |
dc.subject | Arte – Pernambuco | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental – Pernambuco | pt_BR |
dc.title | Infância, experiência estética e arte na escola : (des)encontros (im)possíveis nos anos iniciais do ensino fundamental no município de Sairé | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0373233130566792 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8110858923692305 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAA | pt_BR |
dc.description.abstractx | It meets childhood, an aesthetic experience and an art in the early years of elementary school. Walter Kohan, Pedro Pagni, Jorge Larrosa, Carlos Skliar and Manoel de Barros are the main mediators of the meetings, as these people provoke a childhood of thinking. It unfolds the encounters in a walk with children in the space-time school, highlighting moments provoked by the curricular component art. The walk took place in Sairé, a municipality of the Brejo Pernambucano of the state's Agreste Mesorregion, with a group of 41 (forty-one) children and 06 (six) teachers. It has a cartography as inspiration, so it does not seek a goal step, but outlines goals that accompany children. At each given step, it traces its common and heterogeneous plan, establishing events along the way. Thus, the path turns out to be as important and beautiful as the inaccurate beginning and end of the research. It has a part of the common and heterogeneous plan of conversation, observation, field diary, correspondence, map building, and an installation. After the path and some deviations, the goal is to map the (im)possible (un) meetings from childhood, aesthetic experience and art in school. The (im)possible (un)meetings faint all totalitarian knowledge and totalitarian power in school; bring a childhood to life, an experience to blow and an art to jump in the early years of elementary school; add to the school, the existence. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Fernanda Maria Santos Albuquerque.pdf | 3,14 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons