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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39390
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Título : | Investigação das contribuições de disciplinas experimentais na formação inicial do professor de química. |
Autor : | COSTA, Jainaldo Alves da |
Palabras clave : | Química - Estudo e ensino; Professores - Formação; Experimentação |
Fecha de publicación : | 23-sep-2016 |
Citación : | COSTA, Jainaldo Alves da. Investigação das contribuições de disciplinas experimentais na formação inicial do professor de química. Caruaru: O Autor, 2016. |
Resumen : | A formação científica dos futuros professores de Química tem deixado a desejar, em virtude da ausência de preparo científico teórica, ou de preparo científico prático, resultando em um profissional disseminador da concepção de uma ciência dotada de verdades absolutas, acabadas e descontínuas. No que se diz respeito ao preparo científico prático, historicamente foi difundido a crença da Química como uma ciência puramente experimental, favorecendo o desenvolvimento de atividades experimentais, e essas como solucionadoras dos problemas educacionais da área. Consensualmente, a temática em questão, a experimentação, é caracterizada como relevante e necessária no processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa teve como objetivo investigar as contribuições das disciplinas de experimentação na formação inicial de professores em um curso de nível superior de Química-Licenciatura. O estudo buscou responder quais características metodológicas vêm se desenvolvendo no campo da experimentação em educação Química, na formação inicial de um curso de Química-Licenciatura e suas implicações na futura atuação destes profissionais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com base no Programa de Componentes Curriculares do Curso, entrevistas com os docentes e questionários com os licenciandos. A pesquisa observou que abordagem da experimentação no PPC/QL se faz presente no sentido de ser uma competência e habilidade a ser construída no egresso. Em relação às concepções dos docentes em torno papel da experimentação na Formação Inicial do Professor de Química, percebeu-se uma preocupação quanto ao entendimento da prática no que se refere ao conteúdo e suas etapas a serem desenvolvidas. Sobre a importância da experimentação na formação inicial os licenciandos consideram indispensável para atuação como futuro professor. No entanto, relataram fatores que geram dificuldades no processo de ensino-aprendizagem: seguir um roteiro, elaboração do relatório e ausência de comprometimento por parte de alunos, com a divisão de equipe. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39390 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Química - Licenciatura |
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