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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39390

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSÁ, Roberto Araújo-
dc.contributor.authorCOSTA, Jainaldo Alves da-
dc.date.accessioned2021-03-18T22:47:18Z-
dc.date.available2021-03-18T22:47:18Z-
dc.date.issued2016-09-23-
dc.date.submitted2021-03-18-
dc.identifier.citationCOSTA, Jainaldo Alves da. Investigação das contribuições de disciplinas experimentais na formação inicial do professor de química. Caruaru: O Autor, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39390-
dc.description.abstractA formação científica dos futuros professores de Química tem deixado a desejar, em virtude da ausência de preparo científico teórica, ou de preparo científico prático, resultando em um profissional disseminador da concepção de uma ciência dotada de verdades absolutas, acabadas e descontínuas. No que se diz respeito ao preparo científico prático, historicamente foi difundido a crença da Química como uma ciência puramente experimental, favorecendo o desenvolvimento de atividades experimentais, e essas como solucionadoras dos problemas educacionais da área. Consensualmente, a temática em questão, a experimentação, é caracterizada como relevante e necessária no processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa teve como objetivo investigar as contribuições das disciplinas de experimentação na formação inicial de professores em um curso de nível superior de Química-Licenciatura. O estudo buscou responder quais características metodológicas vêm se desenvolvendo no campo da experimentação em educação Química, na formação inicial de um curso de Química-Licenciatura e suas implicações na futura atuação destes profissionais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com base no Programa de Componentes Curriculares do Curso, entrevistas com os docentes e questionários com os licenciandos. A pesquisa observou que abordagem da experimentação no PPC/QL se faz presente no sentido de ser uma competência e habilidade a ser construída no egresso. Em relação às concepções dos docentes em torno papel da experimentação na Formação Inicial do Professor de Química, percebeu-se uma preocupação quanto ao entendimento da prática no que se refere ao conteúdo e suas etapas a serem desenvolvidas. Sobre a importância da experimentação na formação inicial os licenciandos consideram indispensável para atuação como futuro professor. No entanto, relataram fatores que geram dificuldades no processo de ensino-aprendizagem: seguir um roteiro, elaboração do relatório e ausência de comprometimento por parte de alunos, com a divisão de equipe.pt_BR
dc.format.extent61p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectExperimentaçãopt_BR
dc.titleInvestigação das contribuições de disciplinas experimentais na formação inicial do professor de química.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4352745D0pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706393T6pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Químicapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationQuímica - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

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