Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39390
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SÁ, Roberto Araújo | - |
dc.contributor.author | COSTA, Jainaldo Alves da | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-18T22:47:18Z | - |
dc.date.available | 2021-03-18T22:47:18Z | - |
dc.date.issued | 2016-09-23 | - |
dc.date.submitted | 2021-03-18 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Jainaldo Alves da. Investigação das contribuições de disciplinas experimentais na formação inicial do professor de química. Caruaru: O Autor, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39390 | - |
dc.description.abstract | A formação científica dos futuros professores de Química tem deixado a desejar, em virtude da ausência de preparo científico teórica, ou de preparo científico prático, resultando em um profissional disseminador da concepção de uma ciência dotada de verdades absolutas, acabadas e descontínuas. No que se diz respeito ao preparo científico prático, historicamente foi difundido a crença da Química como uma ciência puramente experimental, favorecendo o desenvolvimento de atividades experimentais, e essas como solucionadoras dos problemas educacionais da área. Consensualmente, a temática em questão, a experimentação, é caracterizada como relevante e necessária no processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa teve como objetivo investigar as contribuições das disciplinas de experimentação na formação inicial de professores em um curso de nível superior de Química-Licenciatura. O estudo buscou responder quais características metodológicas vêm se desenvolvendo no campo da experimentação em educação Química, na formação inicial de um curso de Química-Licenciatura e suas implicações na futura atuação destes profissionais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com base no Programa de Componentes Curriculares do Curso, entrevistas com os docentes e questionários com os licenciandos. A pesquisa observou que abordagem da experimentação no PPC/QL se faz presente no sentido de ser uma competência e habilidade a ser construída no egresso. Em relação às concepções dos docentes em torno papel da experimentação na Formação Inicial do Professor de Química, percebeu-se uma preocupação quanto ao entendimento da prática no que se refere ao conteúdo e suas etapas a serem desenvolvidas. Sobre a importância da experimentação na formação inicial os licenciandos consideram indispensável para atuação como futuro professor. No entanto, relataram fatores que geram dificuldades no processo de ensino-aprendizagem: seguir um roteiro, elaboração do relatório e ausência de comprometimento por parte de alunos, com a divisão de equipe. | pt_BR |
dc.format.extent | 61p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Química - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Experimentação | pt_BR |
dc.title | Investigação das contribuições de disciplinas experimentais na formação inicial do professor de química. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4352745D0 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706393T6 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Exatas e da Terra::Química | pt_BR |
dc.degree.departament | Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | Química - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
COSTA, Jainaldo Alves da.pdf | 1,01 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons