Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39163

Compartilhe esta página

Título: Gente jovem colorida : trajetórias acadêmicas de estudantes cotistas
Autor(es): VASCONCELOS, Carla Maria Sousa Carvalho
Palavras-chave: Política pública; Programas de ação afirmativa na educação; Estudantes; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco
Data do documento: 6-Out-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: VASCONCELOS, Carla Maria Sousa Carvalho. Gente jovem colorida: trajetórias acadêmicas de estudantes cotistas. 2020. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: Fruto da luta do movimento negro por justiça social, a Lei nº 12.711/2012 instituiu as cotas nas instituições federais de ensino no Brasil. Para diversos estudos, esta Lei incorporou setores da sociedade até então excluídos do acesso à educação pública profissional e superior. Neste contexto, esta pesquisa analisa as trajetórias acadêmicas de estudantes cotistas, a partir de um estudo de caso no IFPE - Campus Olinda. Para tanto, o estudo combinou abordagens quantitativa e qualitativa. Primeiramente, a partir de um banco de dados original elaborado com registros do sistema QAcadêmico, comparamos o desempenho acadêmico, as taxas de evasão e conclusão e a participação nos programas institucionais dos estudantes cotistas em relação aos estudantes da ampla concorrência. De forma complementar, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com o objetivo de apreender as percepções desses estudantes acerca de suas trajetórias. Os resultados indicam que os cotistas apresentam desempenho inferior e menores taxas de conclusão, porém evadem menos que os estudantes não cotistas. Verificou-se que os cotistas são minoria nos programas técnico-científicos e maioria no Programa Bolsa Permanência. Não houve diferença significativa no desempenho entre os cotistas que participaram de programas institucionais em detrimento dos cotistas que não participaram, exceto referente ao Programa Bolsa Permanência. A percepção das trajetórias revelou que, para os estudantes entrevistados, a instituição se apresenta enquanto um ambiente acolhedor às diversidades, capaz de fortalecer os estudantes cotistas para enfrentar as dificuldades e os preconceitos vivenciados fora do ambiente institucional. Conclui-se que a instituição deve ter uma atenção permanente no acolhimento e na integração acadêmica do estudante cotista, sabendo das dificuldades que estes podem carregar de suas vidas fora da instituição.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39163
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Políticas Públicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Carla Maria Sousa Carvalho Vasconcelos.pdf1,49 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons