Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39163

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFIGUEIREDO FILHO, Dalson Britto-
dc.contributor.authorVASCONCELOS, Carla Maria Sousa Carvalho-
dc.date.accessioned2021-01-27T20:28:07Z-
dc.date.available2021-01-27T20:28:07Z-
dc.date.issued2020-10-06-
dc.identifier.citationVASCONCELOS, Carla Maria Sousa Carvalho. Gente jovem colorida: trajetórias acadêmicas de estudantes cotistas. 2020. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39163-
dc.description.abstractFruto da luta do movimento negro por justiça social, a Lei nº 12.711/2012 instituiu as cotas nas instituições federais de ensino no Brasil. Para diversos estudos, esta Lei incorporou setores da sociedade até então excluídos do acesso à educação pública profissional e superior. Neste contexto, esta pesquisa analisa as trajetórias acadêmicas de estudantes cotistas, a partir de um estudo de caso no IFPE - Campus Olinda. Para tanto, o estudo combinou abordagens quantitativa e qualitativa. Primeiramente, a partir de um banco de dados original elaborado com registros do sistema QAcadêmico, comparamos o desempenho acadêmico, as taxas de evasão e conclusão e a participação nos programas institucionais dos estudantes cotistas em relação aos estudantes da ampla concorrência. De forma complementar, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com o objetivo de apreender as percepções desses estudantes acerca de suas trajetórias. Os resultados indicam que os cotistas apresentam desempenho inferior e menores taxas de conclusão, porém evadem menos que os estudantes não cotistas. Verificou-se que os cotistas são minoria nos programas técnico-científicos e maioria no Programa Bolsa Permanência. Não houve diferença significativa no desempenho entre os cotistas que participaram de programas institucionais em detrimento dos cotistas que não participaram, exceto referente ao Programa Bolsa Permanência. A percepção das trajetórias revelou que, para os estudantes entrevistados, a instituição se apresenta enquanto um ambiente acolhedor às diversidades, capaz de fortalecer os estudantes cotistas para enfrentar as dificuldades e os preconceitos vivenciados fora do ambiente institucional. Conclui-se que a instituição deve ter uma atenção permanente no acolhimento e na integração acadêmica do estudante cotista, sabendo das dificuldades que estes podem carregar de suas vidas fora da instituição.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectProgramas de ação afirmativa na educaçãopt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambucopt_BR
dc.titleGente jovem colorida : trajetórias acadêmicas de estudantes cotistaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0858353737965036pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6683806605359913pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Politicas Publicaspt_BR
dc.description.abstractxAs a result of the black movement's struggle for social justice, the Law No. 12.711/2012 instituted quotas in federal educational institutions in Brazil. For several studies, this Law incorporated sectors of society hitherto excluded from access to public professional and higher education. In this context, this research analyzes the academic trajectories of quota students, based on a case study at IFPE - Campus Olinda. To achieve this goal, the study combined quantitative and qualitative approaches. First, from an original database prepared with records from the QAcadêmico system, we compared academic performance, dropout and completion rates, and participation in institutional programs for quota students in relation to non-quota students. In a complementary way, semi-structured interviews were carried out with the objective of understanding the perceptions of these students about their course. The results indicate that the quota students have lower performance and lower completion rates, but evade less than the non-quota students. It was found that the quota holders are a minority in the technical-scientific programs and a majority in the Bolsa Permanência program. There was no significant difference in terms of performance amongst the quota holders who participated in institutional programs and the quota holders who did not participate, except for the Bolsa Permanência program. The perception of the students’ trajectoriesrevealed that, for the students who were interviewed, the institution presents itself as a welcoming environment for diversities, capable of strengthening quota students to face the difficulties and prejudices experienced outside the institutional environment. It is concluded that the institution must have permanent attention to the reception and academic integration of the quota student, knowing the difficulties that they can take from their lives outside the institution.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Políticas Públicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Carla Maria Sousa Carvalho Vasconcelos.pdf1,49 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons