Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39163
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | FIGUEIREDO FILHO, Dalson Britto | - |
dc.contributor.author | VASCONCELOS, Carla Maria Sousa Carvalho | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-27T20:28:07Z | - |
dc.date.available | 2021-01-27T20:28:07Z | - |
dc.date.issued | 2020-10-06 | - |
dc.identifier.citation | VASCONCELOS, Carla Maria Sousa Carvalho. Gente jovem colorida: trajetórias acadêmicas de estudantes cotistas. 2020. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39163 | - |
dc.description.abstract | Fruto da luta do movimento negro por justiça social, a Lei nº 12.711/2012 instituiu as cotas nas instituições federais de ensino no Brasil. Para diversos estudos, esta Lei incorporou setores da sociedade até então excluídos do acesso à educação pública profissional e superior. Neste contexto, esta pesquisa analisa as trajetórias acadêmicas de estudantes cotistas, a partir de um estudo de caso no IFPE - Campus Olinda. Para tanto, o estudo combinou abordagens quantitativa e qualitativa. Primeiramente, a partir de um banco de dados original elaborado com registros do sistema QAcadêmico, comparamos o desempenho acadêmico, as taxas de evasão e conclusão e a participação nos programas institucionais dos estudantes cotistas em relação aos estudantes da ampla concorrência. De forma complementar, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com o objetivo de apreender as percepções desses estudantes acerca de suas trajetórias. Os resultados indicam que os cotistas apresentam desempenho inferior e menores taxas de conclusão, porém evadem menos que os estudantes não cotistas. Verificou-se que os cotistas são minoria nos programas técnico-científicos e maioria no Programa Bolsa Permanência. Não houve diferença significativa no desempenho entre os cotistas que participaram de programas institucionais em detrimento dos cotistas que não participaram, exceto referente ao Programa Bolsa Permanência. A percepção das trajetórias revelou que, para os estudantes entrevistados, a instituição se apresenta enquanto um ambiente acolhedor às diversidades, capaz de fortalecer os estudantes cotistas para enfrentar as dificuldades e os preconceitos vivenciados fora do ambiente institucional. Conclui-se que a instituição deve ter uma atenção permanente no acolhimento e na integração acadêmica do estudante cotista, sabendo das dificuldades que estes podem carregar de suas vidas fora da instituição. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Política pública | pt_BR |
dc.subject | Programas de ação afirmativa na educação | pt_BR |
dc.subject | Estudantes | pt_BR |
dc.subject | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco | pt_BR |
dc.title | Gente jovem colorida : trajetórias acadêmicas de estudantes cotistas | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0858353737965036 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6683806605359913 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Politicas Publicas | pt_BR |
dc.description.abstractx | As a result of the black movement's struggle for social justice, the Law No. 12.711/2012 instituted quotas in federal educational institutions in Brazil. For several studies, this Law incorporated sectors of society hitherto excluded from access to public professional and higher education. In this context, this research analyzes the academic trajectories of quota students, based on a case study at IFPE - Campus Olinda. To achieve this goal, the study combined quantitative and qualitative approaches. First, from an original database prepared with records from the QAcadêmico system, we compared academic performance, dropout and completion rates, and participation in institutional programs for quota students in relation to non-quota students. In a complementary way, semi-structured interviews were carried out with the objective of understanding the perceptions of these students about their course. The results indicate that the quota students have lower performance and lower completion rates, but evade less than the non-quota students. It was found that the quota holders are a minority in the technical-scientific programs and a majority in the Bolsa Permanência program. There was no significant difference in terms of performance amongst the quota holders who participated in institutional programs and the quota holders who did not participate, except for the Bolsa Permanência program. The perception of the students’ trajectoriesrevealed that, for the students who were interviewed, the institution presents itself as a welcoming environment for diversities, capable of strengthening quota students to face the difficulties and prejudices experienced outside the institutional environment. It is concluded that the institution must have permanent attention to the reception and academic integration of the quota student, knowing the difficulties that they can take from their lives outside the institution. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Políticas Públicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Carla Maria Sousa Carvalho Vasconcelos.pdf | 1,49 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons