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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39083

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Title: A proposta da sequência didática no ensino de química: contribuições do estudo das funções orgânicas frente ao problema da automedicação.
Authors: SANTOS, Jefferson David dos
Keywords: Química - Estudo e ensino; Educação - Projetos; Automedicação
Issue Date: 14-Jul-2015
Citation: SANTOS, Jefferson David dos. A proposta da sequência didática no ensino de química: contribuições do estudo das funções orgânicas frente ao problema da automedicação. Caruaru: O Autor, 2015.
Abstract: Este trabalho aborda a contribuição do ensino de química na abordagem de questões relacionadas à vida cotidiana dos estudantes, considerando a problemática da automedicação no estudo das funções orgânicas, e com isso contribuindo para que o ensino de química se torne mais dinâmico e associado com a vida do aluno. Ele resulta da aplicação de uma sequência didática (SD) que abordou os conceitos de funções orgânicas no que pese à questão identificada. Segundo Zabala (1998, p.18), sequências didáticas são “um conjunto de atividades ordenadas, estruturadas e articuladas para realização de certos objetivos educacionais, que têm um princípio e um fim de conhecimentos tanto pelos professores como pelos alunos”. Méheut e Psillos (2004), consideram duas dimensões de validação de uma sequência didática a dimensão epistêmica e a dimensão pedagógica. Tal perspectiva pode ainda ser relacionada à visão educativa do educador John Dewey, da qual herdamos a perspectiva da Pedagogia de Projetos, perspectiva que visa promover uma educação conectada com a vida do aluno. A experiência que orientou a elaboração deste trabalho foi desenvolvida com alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola da rede estadual de ensino do município de Caruaru-PE. Para avaliarmos as contribuições do material didático elaborado e o aprendizado dos alunos, foram aplicados questionários antes e depois das atividades, assim como aulas expositivas, experimentos, estudos por meio de texto didático e confecção de cartazes. Os resultados desse estudo apontam para as contribuições da sequência didática em promover de forma dinâmica e diversificada um melhor entendimento dos conceitos através da relação deles com o mundo do aluno, em diferentes aspectos. Tal leitura se ancora em dados dos próprios alunos que participaram da SD, dos quais 76% alegaram que durante as atividades realizadas tiveram uma facilidade em entender os assuntos e as propostas. Portanto, destacam-se elementos significativos que atestam o desempenho dos alunos e uma melhor compreensão dos conceitos abordados.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39083
Appears in Collections:TCC - Química - Licenciatura

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