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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39083

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTIAGO, Maria Betânia do Nascimento-
dc.contributor.authorSANTOS, Jefferson David dos-
dc.date.accessioned2021-01-21T02:57:41Z-
dc.date.available2021-01-21T02:57:41Z-
dc.date.issued2015-07-14-
dc.date.submitted2021-01-20-
dc.identifier.citationSANTOS, Jefferson David dos. A proposta da sequência didática no ensino de química: contribuições do estudo das funções orgânicas frente ao problema da automedicação. Caruaru: O Autor, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39083-
dc.description.abstractEste trabalho aborda a contribuição do ensino de química na abordagem de questões relacionadas à vida cotidiana dos estudantes, considerando a problemática da automedicação no estudo das funções orgânicas, e com isso contribuindo para que o ensino de química se torne mais dinâmico e associado com a vida do aluno. Ele resulta da aplicação de uma sequência didática (SD) que abordou os conceitos de funções orgânicas no que pese à questão identificada. Segundo Zabala (1998, p.18), sequências didáticas são “um conjunto de atividades ordenadas, estruturadas e articuladas para realização de certos objetivos educacionais, que têm um princípio e um fim de conhecimentos tanto pelos professores como pelos alunos”. Méheut e Psillos (2004), consideram duas dimensões de validação de uma sequência didática a dimensão epistêmica e a dimensão pedagógica. Tal perspectiva pode ainda ser relacionada à visão educativa do educador John Dewey, da qual herdamos a perspectiva da Pedagogia de Projetos, perspectiva que visa promover uma educação conectada com a vida do aluno. A experiência que orientou a elaboração deste trabalho foi desenvolvida com alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola da rede estadual de ensino do município de Caruaru-PE. Para avaliarmos as contribuições do material didático elaborado e o aprendizado dos alunos, foram aplicados questionários antes e depois das atividades, assim como aulas expositivas, experimentos, estudos por meio de texto didático e confecção de cartazes. Os resultados desse estudo apontam para as contribuições da sequência didática em promover de forma dinâmica e diversificada um melhor entendimento dos conceitos através da relação deles com o mundo do aluno, em diferentes aspectos. Tal leitura se ancora em dados dos próprios alunos que participaram da SD, dos quais 76% alegaram que durante as atividades realizadas tiveram uma facilidade em entender os assuntos e as propostas. Portanto, destacam-se elementos significativos que atestam o desempenho dos alunos e uma melhor compreensão dos conceitos abordados.pt_BR
dc.format.extent54p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação - Projetospt_BR
dc.subjectAutomedicaçãopt_BR
dc.titleA proposta da sequência didática no ensino de química: contribuições do estudo das funções orgânicas frente ao problema da automedicação.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coFREITAS, Ana Paula de Souza de-
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4402312P2pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779952Z5pt_BR
dc.description.abstractxThis work deals with the chemistry teaching contribution in addressing issues related to the daily lives of students, such as the problem of self-medication in the study of organic functions, contributing to the chemistry teaching more dynamic and associated with the life of the student. It is a results obtained with the application of a teaching-learning sequences that covered the concepts of organic functions associated a sef-medication issue. According Zabala didactic sequences are "a set of ordered activities, structured and articulated for achieving certain educational goals, which have a beginning and an end of knowledge by both teachers and their students." Méheut and Psillos (2004) consider two validation dimensions of a didactic sequence epistemic: dimension and the pedagogical dimension. Such perspective can be related to the educational vision of educator John Dewey, which inherited the perspective of Project Pedagogy, whereby promotes education connected with the life of the student. The experience that guided the preparation of this work was developed with students of the third year of high school in Caruaru-PE. To assess the contributions of the developed teaching materials and student learning questionnaires were administered before and after activities, as well as lectures, experiments, studies through textbook and preparation of posters. The results of this studs point to the contributions of the teaching sequence to promote dynamic and diverse form a better understanding of concepts through their relationship with the world of the student, in different ways because among students who participated inters DS, 76% claimed that during the activities carried out in DS these had an ease in understanding the issues and proposals. Noteworthy are significant elements that prove student achievement and a better understanding of the concepts discussed.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Químicapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationQuímica - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751621A6pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

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