Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38994

Share on

Title: Os letramentos digitais no ensino profissionalizante numa perspectiva de cidadania
Authors: GALINDO, Wilson Rubens
Keywords: Ensino técnico; Tecnologia - letramento; Ensino profissional; Cidadania; UFPE - Pós-graduação
Issue Date: 20-Apr-2020
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: GALINDO, Wilson Rubens. Os letramentos digitais no ensino profissionalizante numa perspectiva de cidadania. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: Diante de um cenário de evasão e desvalorização do ensino profissionalizante,levanta-se críticas sobre a utilidade do ensino de informática. Mostramos a importância de trabalhar no ensino profissionalizante com letramento digital numa perspectiva cidadã para uma formação ativa e reflexiva do estudante na sociedade, utilizando os conceitos de aprendizagem significativa. Para isso, fizemos uma intervenção pedagógica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Campus Vitória de Santo Antão através do componente curricular de informática básica, com uma metodologia de projetos com foco no protagonismo estudantil e realizamos entrevistas em uma turma do ensino médio profissionalizante. Os dados foram analisados segundo Bardin. Através desta pesquisa, identificamos diversos elementos do letramento digital fundamentais para a formação profissional e cidadã do estudante, como o trato com a informação, a importância das conexões virtuais e da análise crítica de conteúdo. Concluímos mostrando o êxito da educação profissional quando associada a uma formação cidadã e ao pensamento crítico.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38994
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Wilson Rubens Galindo.pdf885,65 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons