Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38994

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSABBATINI, Marcelo-
dc.contributor.authorGALINDO, Wilson Rubens-
dc.date.accessioned2021-01-07T18:33:24Z-
dc.date.available2021-01-07T18:33:24Z-
dc.date.issued2020-04-20-
dc.identifier.citationGALINDO, Wilson Rubens. Os letramentos digitais no ensino profissionalizante numa perspectiva de cidadania. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38994-
dc.description.abstractDiante de um cenário de evasão e desvalorização do ensino profissionalizante,levanta-se críticas sobre a utilidade do ensino de informática. Mostramos a importância de trabalhar no ensino profissionalizante com letramento digital numa perspectiva cidadã para uma formação ativa e reflexiva do estudante na sociedade, utilizando os conceitos de aprendizagem significativa. Para isso, fizemos uma intervenção pedagógica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Campus Vitória de Santo Antão através do componente curricular de informática básica, com uma metodologia de projetos com foco no protagonismo estudantil e realizamos entrevistas em uma turma do ensino médio profissionalizante. Os dados foram analisados segundo Bardin. Através desta pesquisa, identificamos diversos elementos do letramento digital fundamentais para a formação profissional e cidadã do estudante, como o trato com a informação, a importância das conexões virtuais e da análise crítica de conteúdo. Concluímos mostrando o êxito da educação profissional quando associada a uma formação cidadã e ao pensamento crítico.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino técnicopt_BR
dc.subjectTecnologia - letramentopt_BR
dc.subjectEnsino profissionalpt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectUFPE - Pós-graduaçãopt_BR
dc.titleOs letramentos digitais no ensino profissionalizante numa perspectiva de cidadaniapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3415232529003241pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1924207127592816pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxAmong a evasion situation and professional teaching devaluation, computer teachinghas been criticized because of its usefulness. We show the importance of work in theprofessional teaching with digital literacy in a perspective on citizenship to an active and reflection student formation in society, using significative learning concepts. For this, we did a pedagogical intervention at the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Campus Vitória de Santo Antão through the basics computing curricular component, using project methodology with focus in student protagonism and interviews in a professional high school class. The data analysis was made according to Bardin. Through this research, we identified some fundamental digital literacy elements to the professional and citizen formation, as handle information, virtual connections, and critical content analysis. We concluded showing the professional education success when associated with citizen formation and critical thinking.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Wilson Rubens Galindo.pdf885,65 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons