Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38994
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SABBATINI, Marcelo | - |
dc.contributor.author | GALINDO, Wilson Rubens | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-07T18:33:24Z | - |
dc.date.available | 2021-01-07T18:33:24Z | - |
dc.date.issued | 2020-04-20 | - |
dc.identifier.citation | GALINDO, Wilson Rubens. Os letramentos digitais no ensino profissionalizante numa perspectiva de cidadania. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38994 | - |
dc.description.abstract | Diante de um cenário de evasão e desvalorização do ensino profissionalizante,levanta-se críticas sobre a utilidade do ensino de informática. Mostramos a importância de trabalhar no ensino profissionalizante com letramento digital numa perspectiva cidadã para uma formação ativa e reflexiva do estudante na sociedade, utilizando os conceitos de aprendizagem significativa. Para isso, fizemos uma intervenção pedagógica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Campus Vitória de Santo Antão através do componente curricular de informática básica, com uma metodologia de projetos com foco no protagonismo estudantil e realizamos entrevistas em uma turma do ensino médio profissionalizante. Os dados foram analisados segundo Bardin. Através desta pesquisa, identificamos diversos elementos do letramento digital fundamentais para a formação profissional e cidadã do estudante, como o trato com a informação, a importância das conexões virtuais e da análise crítica de conteúdo. Concluímos mostrando o êxito da educação profissional quando associada a uma formação cidadã e ao pensamento crítico. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino técnico | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia - letramento | pt_BR |
dc.subject | Ensino profissional | pt_BR |
dc.subject | Cidadania | pt_BR |
dc.subject | UFPE - Pós-graduação | pt_BR |
dc.title | Os letramentos digitais no ensino profissionalizante numa perspectiva de cidadania | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3415232529003241 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1924207127592816 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologica | pt_BR |
dc.description.abstractx | Among a evasion situation and professional teaching devaluation, computer teachinghas been criticized because of its usefulness. We show the importance of work in theprofessional teaching with digital literacy in a perspective on citizenship to an active and reflection student formation in society, using significative learning concepts. For this, we did a pedagogical intervention at the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Campus Vitória de Santo Antão through the basics computing curricular component, using project methodology with focus in student protagonism and interviews in a professional high school class. The data analysis was made according to Bardin. Through this research, we identified some fundamental digital literacy elements to the professional and citizen formation, as handle information, virtual connections, and critical content analysis. We concluded showing the professional education success when associated with citizen formation and critical thinking. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Wilson Rubens Galindo.pdf | 885,65 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons