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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38876

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Título: A distância da academia para o mundo das organizações: analisando a pesquisa e o ensino em administração a partir do perfil dos pesquisadores do EnANPAD.
Autor(es): SOUZA, José Allan Gomes de
Palavras-chave: Ensino superior; Administração - Estudo e ensino; Pesquisadores
Data do documento: 18-Jan-2017
Citação: SOUZA, José Allan Gomes de. A distância da academia para o mundo das organizações: analisando a pesquisa e o ensino em administração a partir do perfil dos pesquisadores do EnANPAD. Caruaru: O Autor, 2017.
Abstract: Os primeiros teóricos da administração já discutiam a importância da integração entre teoria e prática na atuação e formação do administrador. No entanto, a evidência empírica tem mostrado que a pesquisa em administração e a formação do administrador se mostram distantes do mundo das organizações, que representa o ambiente performático do gestor. Tendo isso por base a questão norteadora desse estudo é descrever quem produz conhecimento em Administração no EnANPAD. Para fundamentar este estudo foi levantado o histórico pluridisciplinar dos principais teóricos da administração em Pugh e Hickson (2004), assim como o cenário atual do campo de ensino e pesquisa em administração por base em Bertero (2009; 2013a; 2013b). Contando com uma pesquisa descritiva, com dados secundários, foram analisados 2.032 currículos de pesquisadores com publicação na edição XXXIX do EnANPAD a fim de verificar a formação dos autores a nível de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado), se possuem experiência prática (executiva) e se são docentes em cursos de administração. Com os resultados obtidos foi possível perceber que os autores do EnANPAD 2015 são em sua maioria graduados em administração (49,75%). Em nível de pós-graduação a maioria dos autores são mestres (63,26%) e doutores (63,39%) em administração. Além disso, os resultados apontaram que 72,74% possuem experiência prática e 67,42% são docentes em cursos de administração. Os resultados abrem espaço para uma reflexão sobre a situação atual do ensino e pesquisa em administração em virtude do perfil dos pesquisadores atuais guardar proximidade com o perfil dos autores que consolidaram a administração como ciência, porém, os resultados das práticas de pesquisa e ensino estão se distanciando daquelas que tornaram a administração uma ciência social aplicada.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38876
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

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