Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38876

Comparte esta pagina

Título : A distância da academia para o mundo das organizações: analisando a pesquisa e o ensino em administração a partir do perfil dos pesquisadores do EnANPAD.
Autor : SOUZA, José Allan Gomes de
Palabras clave : Ensino superior; Administração - Estudo e ensino; Pesquisadores
Fecha de publicación : 18-ene-2017
Citación : SOUZA, José Allan Gomes de. A distância da academia para o mundo das organizações: analisando a pesquisa e o ensino em administração a partir do perfil dos pesquisadores do EnANPAD. Caruaru: O Autor, 2017.
Resumen : Os primeiros teóricos da administração já discutiam a importância da integração entre teoria e prática na atuação e formação do administrador. No entanto, a evidência empírica tem mostrado que a pesquisa em administração e a formação do administrador se mostram distantes do mundo das organizações, que representa o ambiente performático do gestor. Tendo isso por base a questão norteadora desse estudo é descrever quem produz conhecimento em Administração no EnANPAD. Para fundamentar este estudo foi levantado o histórico pluridisciplinar dos principais teóricos da administração em Pugh e Hickson (2004), assim como o cenário atual do campo de ensino e pesquisa em administração por base em Bertero (2009; 2013a; 2013b). Contando com uma pesquisa descritiva, com dados secundários, foram analisados 2.032 currículos de pesquisadores com publicação na edição XXXIX do EnANPAD a fim de verificar a formação dos autores a nível de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado), se possuem experiência prática (executiva) e se são docentes em cursos de administração. Com os resultados obtidos foi possível perceber que os autores do EnANPAD 2015 são em sua maioria graduados em administração (49,75%). Em nível de pós-graduação a maioria dos autores são mestres (63,26%) e doutores (63,39%) em administração. Além disso, os resultados apontaram que 72,74% possuem experiência prática e 67,42% são docentes em cursos de administração. Os resultados abrem espaço para uma reflexão sobre a situação atual do ensino e pesquisa em administração em virtude do perfil dos pesquisadores atuais guardar proximidade com o perfil dos autores que consolidaram a administração como ciência, porém, os resultados das práticas de pesquisa e ensino estão se distanciando daquelas que tornaram a administração uma ciência social aplicada.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38876
Aparece en las colecciones: TCC - Administração - Bacharelado

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SOUZA, José Allan Gomes de.pdf496,59 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons