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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38715

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Title: Um estudo de caso sobre as contribuições da avaliação in loco do SINAE nos cursos superiores de tecnologia do IFPE Campus Recife
Authors: ALBUQUERQUE, Rafaella Cristine da Silva
Keywords: Política pública; Educação; Ensino superior – Avaliação – Brasil; Tecnologia – Estudo e ensino (Superior) – Brasil; IFPE
Issue Date: 30-Jun-2020
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: ALBUQUERQUE, Rafaella Cristine da Silva. Um estudo de caso sobre as contribuições da avaliação in loco do SINAE nos cursos superiores de tecnologia do IFPE Campus Recife. 2020. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: A avaliação dos cursos de graduação assume um papel importante no âmbito da Política Pública para Avaliação Educacional no Brasil, especificamente, do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), uma vez que vem permitindo à sociedade, aos órgãos de gestão e às instituições de ensino alcançarem melhores perspectivas na qualidade do ensino. Com base nesse contexto, este estudo teve como objetivo analisar as contribuições da avaliação in loco do MEC/INEP, quanto ao desenvolvimento de ações relativas à dimensão didático-pedagógica, a partir da percepção dos professores e coordenadores dos Cursos Superiores de Tecnologia do IFPE – Campus Recife. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, desenvolvida por meio de um estudo de caso, que utilizou como procedimentos metodológicos a análise documental e a entrevista semiestruturada com 09 professores e 04 coordenadores dos cursos superiores de tecnologia do IFPE-Campus Recife. Para a organização e tratamento dos dados, foi considerada a técnica de análise temática da análise de conteúdo proposta por Bardin. Esta pesquisa apresenta uma fundamentação teórica que destaca a avaliação como um instrumento da melhoria da qualidade dos cursos, realçando a trajetória dos cursos Superiores de Tecnologia no Brasil, o panorama geral dos enfoques da avaliação e o percurso da Avaliação da Educação Superior no Brasil. No tocante aos aspectos da legislação brasileira, também foi enfatizado o papel da avaliação como elemento indutor de políticas institucionais voltadas para o desenvolvimento de práticas avaliativas imbuídas com a melhoria da qualidade do ensino. Os resultados indicaram que, na percepção dos professores e coordenadores dos cursos superiores de tecnologia, a avaliação in loco é importante para pensar a melhoria dos cursos, mas que não há uma sistemática da comunidade acadêmica no conhecimento dos resultados, análises, reflexões e proposições de ações que auxiliem no planejamento e que a ação de reformulação de projeto pedagógico de curso, no que diz respeito à dimensão didático-pedagógica, induzida pelo processo de avaliação in loco, prevalece uma ação regulatória em detrimento de uma ação emancipatória.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38715
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Políticas Públicas

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