Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38715
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CARMO, Erinaldo Ferreira do | - |
dc.contributor.author | ALBUQUERQUE, Rafaella Cristine da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2020-11-19T21:24:20Z | - |
dc.date.available | 2020-11-19T21:24:20Z | - |
dc.date.issued | 2020-06-30 | - |
dc.identifier.citation | ALBUQUERQUE, Rafaella Cristine da Silva. Um estudo de caso sobre as contribuições da avaliação in loco do SINAE nos cursos superiores de tecnologia do IFPE Campus Recife. 2020. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38715 | - |
dc.description.abstract | A avaliação dos cursos de graduação assume um papel importante no âmbito da Política Pública para Avaliação Educacional no Brasil, especificamente, do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), uma vez que vem permitindo à sociedade, aos órgãos de gestão e às instituições de ensino alcançarem melhores perspectivas na qualidade do ensino. Com base nesse contexto, este estudo teve como objetivo analisar as contribuições da avaliação in loco do MEC/INEP, quanto ao desenvolvimento de ações relativas à dimensão didático-pedagógica, a partir da percepção dos professores e coordenadores dos Cursos Superiores de Tecnologia do IFPE – Campus Recife. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, desenvolvida por meio de um estudo de caso, que utilizou como procedimentos metodológicos a análise documental e a entrevista semiestruturada com 09 professores e 04 coordenadores dos cursos superiores de tecnologia do IFPE-Campus Recife. Para a organização e tratamento dos dados, foi considerada a técnica de análise temática da análise de conteúdo proposta por Bardin. Esta pesquisa apresenta uma fundamentação teórica que destaca a avaliação como um instrumento da melhoria da qualidade dos cursos, realçando a trajetória dos cursos Superiores de Tecnologia no Brasil, o panorama geral dos enfoques da avaliação e o percurso da Avaliação da Educação Superior no Brasil. No tocante aos aspectos da legislação brasileira, também foi enfatizado o papel da avaliação como elemento indutor de políticas institucionais voltadas para o desenvolvimento de práticas avaliativas imbuídas com a melhoria da qualidade do ensino. Os resultados indicaram que, na percepção dos professores e coordenadores dos cursos superiores de tecnologia, a avaliação in loco é importante para pensar a melhoria dos cursos, mas que não há uma sistemática da comunidade acadêmica no conhecimento dos resultados, análises, reflexões e proposições de ações que auxiliem no planejamento e que a ação de reformulação de projeto pedagógico de curso, no que diz respeito à dimensão didático-pedagógica, induzida pelo processo de avaliação in loco, prevalece uma ação regulatória em detrimento de uma ação emancipatória. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Política pública | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior – Avaliação – Brasil | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia – Estudo e ensino (Superior) – Brasil | pt_BR |
dc.subject | IFPE | pt_BR |
dc.title | Um estudo de caso sobre as contribuições da avaliação in loco do SINAE nos cursos superiores de tecnologia do IFPE Campus Recife | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4890984121495026 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8558188425516554 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Politicas Publicas | pt_BR |
dc.description.abstractx | The evaluation of undergraduate courses assumes an important role within the scope of Public Policy for Educational Evaluation in Brazil, specifically, the National Higher Education Evaluation System (Sinaes), since it has allowed society, management bodies and institutions teaching institutions to achieve better prospects in the quality of teaching. Based on this context, this study aimed to analyze the contributions of the on-site assessment of MEC/INEP, regarding the development of actions related to the pedagogical didactic dimension, from the perception of the teachers and coordinators of the Higher Technology Courses of the IFPE - Campus Recife. To achieve the proposed objective, a qualitative research was carried out, developed through a case study, which used documentary analysis and semi-structured interviews with 09 professors and 04 coordinators of higher technology courses at the IFPE-Campus as methodological procedures. Recife. For the organization and treatment of data, the thematic analysis technique of content analysis proposed by Bardin was considered. This research presents a theoretical foundation that highlights evaluation as an instrument for improving the quality of courses, highlighting the trajectory of Higher Technology courses in Brazil, the general overview of the evaluation approaches and the course of Higher Education Evaluation in Brazil. Regarding aspects of Brazilian legislation, the role of evaluation was also emphasized as an inducer of institutional policies aimed at the development of evaluative practices imbued with the improvement of the quality of teaching. The results indicated that in the perception of professors and coordinators of higher technology courses, on-site assessment is important to think about improving courses, but that there is no systematic of the academic community in the knowledge of the results, analyzes, reflections and propositions of actions that assist in the planning and that the action of reformulation of the pedagogical course project, with regard to the pedagogical didactic dimension, induced by the on-site assessment process, a regulatory action prevails over an emancipatory action. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Políticas Públicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Rafaella Cristine da Silva Albuquerque.pdf | 1,09 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons