Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38546
Share on
Title: | Boas práticas para gestão de tempo de projetos de software em institutos federais de educação |
Authors: | MOREIRA, Lucas Bacciotti |
Keywords: | Engenharia de software; Projetos de software |
Issue Date: | 6-Aug-2020 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | MOREIRA, Lucas Bacciotti. Boas práticas para gestão de tempo de projetos de software em institutos federais de educação. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. |
Abstract: | O presente trabalho tem por objetivo analisar se os Fatores Críticos de Sucesso e Fatores Críticos de Fracasso (fatores que podem interferir positiva ou negativamente no ciclo de vida de um projeto de software) e as técnicas (as sugestões encontradas em literatura especializada para melhor aplicar os Fatores Críticos de Sucesso ou mitigar os Fatores Críticos de Fracasso) ocorrem nos Institutos Federais de Educação do Brasil (IFs). Com as informações coletadas em Revisão de Literatura e Pesquisa de Campo, somadas a observações do pesquisador, um conjunto de Boas Práticas foi elaborado e sugerido com o objetivo de auxiliar as equipes de desenvolvimento de software dessas instituições a conduzirem melhor seus projetos e conseguirem entregar no prazo previsto originalmente. Para tanto, as informações coletadas foram cruzadas para que se obtivesse uma relação de técnicas mais relevantes, associadas a Fatores Críticos, para serem aplicadas em tais instituições. Por fim, um Grupo Focal foi aplicado para coletar as impressões de um grupo de pessoas acerca do produto desenvolvido. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38546 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado Profissional - Ciência da Computação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Lucas Bacciotti Moreira.pdf | 2,22 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License