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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38546

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dc.contributor.advisorVASCONCELOS, Alexandre Marcos Lins de-
dc.contributor.authorMOREIRA, Lucas Bacciotti-
dc.date.accessioned2020-11-09T18:06:48Z-
dc.date.available2020-11-09T18:06:48Z-
dc.date.issued2020-08-06-
dc.identifier.citationMOREIRA, Lucas Bacciotti. Boas práticas para gestão de tempo de projetos de software em institutos federais de educação. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38546-
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo analisar se os Fatores Críticos de Sucesso e Fatores Críticos de Fracasso (fatores que podem interferir positiva ou negativamente no ciclo de vida de um projeto de software) e as técnicas (as sugestões encontradas em literatura especializada para melhor aplicar os Fatores Críticos de Sucesso ou mitigar os Fatores Críticos de Fracasso) ocorrem nos Institutos Federais de Educação do Brasil (IFs). Com as informações coletadas em Revisão de Literatura e Pesquisa de Campo, somadas a observações do pesquisador, um conjunto de Boas Práticas foi elaborado e sugerido com o objetivo de auxiliar as equipes de desenvolvimento de software dessas instituições a conduzirem melhor seus projetos e conseguirem entregar no prazo previsto originalmente. Para tanto, as informações coletadas foram cruzadas para que se obtivesse uma relação de técnicas mais relevantes, associadas a Fatores Críticos, para serem aplicadas em tais instituições. Por fim, um Grupo Focal foi aplicado para coletar as impressões de um grupo de pessoas acerca do produto desenvolvido.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia de softwarept_BR
dc.subjectProjetos de softwarept_BR
dc.titleBoas práticas para gestão de tempo de projetos de software em institutos federais de educaçãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9125062262918128pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0504332643175649pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da Computacaopt_BR
dc.description.abstractxThis work aims to analyze whether Critical Success Factors and Critical Failure Factors (factors that can positively or negatively interfere in the life cycle of a software project) and techniques (suggestions found in specialized literature to better apply the Critical Success Factors or mitigate Critical Failure Factors) occur at the Federal Institutes of Education of Brazil (IFs). With the information collected in Literature Review and Field Research, added to the researcher's observations, a set of Good Practices was developed and suggested in order to help the software development teams of these institutions to better conduct their projects and to be able to deliver to the originally scheduled. For this purpose, the information collected was cross-checked to obtain a list of the most relevant techniques, associated with Critical Factors, to be applied in such institutions. Finally, a Focus Group was applied to collect the impressions of a group of people about the product developed.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional - Ciência da Computação

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