Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38546

Compartilhe esta página

Título: Boas práticas para gestão de tempo de projetos de software em institutos federais de educação
Autor(es): MOREIRA, Lucas Bacciotti
Palavras-chave: Engenharia de software; Projetos de software
Data do documento: 6-Ago-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: MOREIRA, Lucas Bacciotti. Boas práticas para gestão de tempo de projetos de software em institutos federais de educação. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: O presente trabalho tem por objetivo analisar se os Fatores Críticos de Sucesso e Fatores Críticos de Fracasso (fatores que podem interferir positiva ou negativamente no ciclo de vida de um projeto de software) e as técnicas (as sugestões encontradas em literatura especializada para melhor aplicar os Fatores Críticos de Sucesso ou mitigar os Fatores Críticos de Fracasso) ocorrem nos Institutos Federais de Educação do Brasil (IFs). Com as informações coletadas em Revisão de Literatura e Pesquisa de Campo, somadas a observações do pesquisador, um conjunto de Boas Práticas foi elaborado e sugerido com o objetivo de auxiliar as equipes de desenvolvimento de software dessas instituições a conduzirem melhor seus projetos e conseguirem entregar no prazo previsto originalmente. Para tanto, as informações coletadas foram cruzadas para que se obtivesse uma relação de técnicas mais relevantes, associadas a Fatores Críticos, para serem aplicadas em tais instituições. Por fim, um Grupo Focal foi aplicado para coletar as impressões de um grupo de pessoas acerca do produto desenvolvido.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38546
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional - Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Lucas Bacciotti Moreira.pdf2,22 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons