Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38545

Comparte esta pagina

Título : Diagnóstico institucional para adoção de PBL em cursos de Computação : uma pesquisa de opinião em institutos federais de educação, ciência e tecnologia do Brasil
Autor : SANTOS FILHO, Osmário de Carvalho
Palabras clave : Ciência da computação; Ensino de computação
Fecha de publicación : 31-jul-2020
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SANTOS FILHO, Osmário de Carvalho. Diagnóstico institucional para adoção de PBL em cursos de Computação: uma pesquisa de opinião em institutos federais de educação, ciência e tecnologia do Brasil. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Resumen : No cenário educacional, são notáveis as transformações que vêm sendo introduzidas com a adoção de abordagens ativas de ensino e aprendizagem em Computação, em particular, quanto ao método PBL (Problem-Based Learning) ou, em português, “Aprendizagem Baseada em Problemas”. No ensino tradicional, a realidade vem mostrando altos índices de desistência e abandono e, consequentemente, de evasão nos cursos de Computação, constatados por pesquisas que retratam as dificuldades encontradas pelos alunos no entendimento e aplicação de uma vasta quantidade de conteúdo. Por isso, as abordagens ativas têm sido procuradas com o objetivo de implementar melhorias no processo de ensino e aprendizagem dos discentes. Dentre os benefícios de PBL, destaca-se a formação de competências técnicas e não-técnicas. PBL é definido como um método de aprendizagem construtivista que faz uso de problemas reais como elemento motivador para o aprendizado, simulando habilidades como resolução de problemas, visão crítica e trabalho em grupo. No entanto, a implementação de PBL não é uma tarefa fácil nem factível para qualquer instituição. Os principais desafios encontrados na literatura reforçam o alto esforço e custo associados à sua adoção. Esta constatação motivou a questão central desta pesquisa: “Como identificar se uma instituição está preparada para a adoção de PBL no ensino de computação?”. Visando a necessidade de buscar uma estratégia para verificar qual a real situação de instituições educacionais quanto aos aspectos requeridos à adoção da abordagem PBL no ensino de Computação. Quanto à metodologia científica, esta é uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, realizada por meio de dois ciclos: 1) concepção, com o estudo e proposição dos aspectos a serem considerados na investigação junto às instituições educacionais; 2) pesquisa de opinião em Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), de acordo com o método de Kitchenham e Pfleeger, por meio de uma pesquisa de opinião junto a professores e coordenadores de curso. Procurando investigar a questão-problema, o modelo de diagnóstico proposto analisou os aspectos pedagógicos, estruturais e organizacionais mais importantes para adoção da metodologia PBL no ensino da Computação, baseados em princípios de PBL e nos cinco elementos da metodologia xPBL (Problema, Ambiente, Capital Humano, Conteúdo e Processo), definida para adoção de PBL nesta área de conhecimento. Como principal contribuição, destaca-se a construção de um diagnóstico institucional sobre PBL no ensino de Computação e a importância de mostrar, para professores, coordenadores e gestores de Institutos Federais, como eles podem se preparar para a adoção do método, diante das informações resultantes do diagnóstico realizado. Acredita-se ainda que, a partir da realização do diagnóstico, as instituições poderão planejar melhor suas estratégias em busca de bons resultados e melhores desempenhos dos discentes, diminuindo a evasão escolar e estimulando o desenvolvimento de habilidades requeridas para seu cotidiano e ambiente profissional.
Descripción : LIMA, Simone Cristiane dos Santos​, também é conhecida em citações bibliográficas por: ​SANTOS, Simone Cristiane dos
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38545
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional - Ciência da Computação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Osmário de Carvalho Santos Filho.pdf3,21 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons