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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38545

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLIMA, Simone Cristiane dos Santos-
dc.contributor.authorSANTOS FILHO, Osmário de Carvalho-
dc.date.accessioned2020-11-09T17:59:09Z-
dc.date.available2020-11-09T17:59:09Z-
dc.date.issued2020-07-31-
dc.identifier.citationSANTOS FILHO, Osmário de Carvalho. Diagnóstico institucional para adoção de PBL em cursos de Computação: uma pesquisa de opinião em institutos federais de educação, ciência e tecnologia do Brasil. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38545-
dc.descriptionLIMA, Simone Cristiane dos Santos​, também é conhecida em citações bibliográficas por: ​SANTOS, Simone Cristiane dospt_BR
dc.description.abstractNo cenário educacional, são notáveis as transformações que vêm sendo introduzidas com a adoção de abordagens ativas de ensino e aprendizagem em Computação, em particular, quanto ao método PBL (Problem-Based Learning) ou, em português, “Aprendizagem Baseada em Problemas”. No ensino tradicional, a realidade vem mostrando altos índices de desistência e abandono e, consequentemente, de evasão nos cursos de Computação, constatados por pesquisas que retratam as dificuldades encontradas pelos alunos no entendimento e aplicação de uma vasta quantidade de conteúdo. Por isso, as abordagens ativas têm sido procuradas com o objetivo de implementar melhorias no processo de ensino e aprendizagem dos discentes. Dentre os benefícios de PBL, destaca-se a formação de competências técnicas e não-técnicas. PBL é definido como um método de aprendizagem construtivista que faz uso de problemas reais como elemento motivador para o aprendizado, simulando habilidades como resolução de problemas, visão crítica e trabalho em grupo. No entanto, a implementação de PBL não é uma tarefa fácil nem factível para qualquer instituição. Os principais desafios encontrados na literatura reforçam o alto esforço e custo associados à sua adoção. Esta constatação motivou a questão central desta pesquisa: “Como identificar se uma instituição está preparada para a adoção de PBL no ensino de computação?”. Visando a necessidade de buscar uma estratégia para verificar qual a real situação de instituições educacionais quanto aos aspectos requeridos à adoção da abordagem PBL no ensino de Computação. Quanto à metodologia científica, esta é uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, realizada por meio de dois ciclos: 1) concepção, com o estudo e proposição dos aspectos a serem considerados na investigação junto às instituições educacionais; 2) pesquisa de opinião em Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), de acordo com o método de Kitchenham e Pfleeger, por meio de uma pesquisa de opinião junto a professores e coordenadores de curso. Procurando investigar a questão-problema, o modelo de diagnóstico proposto analisou os aspectos pedagógicos, estruturais e organizacionais mais importantes para adoção da metodologia PBL no ensino da Computação, baseados em princípios de PBL e nos cinco elementos da metodologia xPBL (Problema, Ambiente, Capital Humano, Conteúdo e Processo), definida para adoção de PBL nesta área de conhecimento. Como principal contribuição, destaca-se a construção de um diagnóstico institucional sobre PBL no ensino de Computação e a importância de mostrar, para professores, coordenadores e gestores de Institutos Federais, como eles podem se preparar para a adoção do método, diante das informações resultantes do diagnóstico realizado. Acredita-se ainda que, a partir da realização do diagnóstico, as instituições poderão planejar melhor suas estratégias em busca de bons resultados e melhores desempenhos dos discentes, diminuindo a evasão escolar e estimulando o desenvolvimento de habilidades requeridas para seu cotidiano e ambiente profissional.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCiência da computaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de computaçãopt_BR
dc.titleDiagnóstico institucional para adoção de PBL em cursos de Computação : uma pesquisa de opinião em institutos federais de educação, ciência e tecnologia do Brasilpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9576238846552761pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3675858428545219pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da Computacaopt_BR
dc.description.abstractxIn the educational scenario, the transformations that have been introduced with the adoption of teaching and learning approaches in computing are notable, in particular, regarding the PBL method (Problem Based Learning) or, in Portuguese, “Problem Based Learning” . In traditional education, reality shows high rates of dropout and dropout and, consequently, dropout in Computer courses, found by research that portrays difficulties perceived by students in understanding and applying a large amount of current content. Therefore, as active approaches, they have been sought with the objective of implementing improvements in the teaching and learning process of students. Among the benefits of PBL, the formation of technical and non-technical skills is reduced. PBL is defined as a constructive learning method that causes real problems as a motivating element for learning, simulating skills such as problem solving, critical vision and group work. However, implementing PBL is not an easy or feasible task for any institution. The main challenges found in the literature reinforce the high effort and costs associated with its adoption. This observation motivated the central question of this research: "How to identify if an institution is prepared for the adoption of PBL in the teaching of computing?". Aiming at the need to seek a strategy to verify what is the real situation of educational institutions regarding the aspects required for the adoption of the PBL approach in the teaching of computing. As for the scientific methodology, this is a descriptive research with a qualitative approach, carried out by two cycles: 1) designing, with the study and the proposal of aspects to be considered in the investigation with educational institutions; 2) opinion poll at Federal Institutes of Education, Science and Technology (FIs), according to the method of Kitchenham and Pfleeger, through an opinion poll with teachers and course coordinators. Seeking to investigate a problem-problem, the diagnostic model will analyze pedagogical aspects, the organizational requirements and the most important ones for the application of the PBL methodology in the teaching of computing, the use of PBL principles and the five elements of the xPBL methodology (Problem, Environment , Human Capital, Content and Process), defined for the adoption of PBL in this area of knowledge. As a main contribution, the creation of an institutional diagnosis about PBL in computer education and the importance of showing, for teachers, coordinators and managers of federal institutes, how they can prepare for the application of the method, in the following information of the diagnosis made. It is also believed that, from the diagnosis, how the institutions can better plan their strategies in search of good results and better performance of the students, reducing school dropout and stimulating the development of skills necessary for their daily and professional environment.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional - Ciência da Computação

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