Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38526
Comparte esta pagina
Título : | Isso não é um manifesto! Corpo, performance, moda-militância e imagem pedagógica |
Autor : | SILVA, Robson Guedes da |
Palabras clave : | Corpo - Estudo - Gênero; Moda – Sexualidade - Gênero; Sociologia Educacional; UFPE – Pós-graduação |
Fecha de publicación : | 29-oct-2019 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | SILVA, Robson Guedes da. Isso não é um manifesto! Corpo, performance, moda-militância e imagem pedagógica. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. |
Resumen : | Esta pesquisa teórico-poética objetiva pensar a partir da compreensão de que corpos são textos que visibilizam e dizibilizam outras maneiras de se posicionar no mundo, problematizando uma sociedade da moral teológica em que esses são reduzidos ao cumprimento do padrão e instados pelo dispositivo da moda a assumir uma perspectiva no vestir sempre binária de gênero. Logo, sob a égide da reflexão que o encontro com Foucault, Butler, Haraway e Preciado engendra, este trabalho tende a buscar tensionar o gênero em suas performatividades queer, sua contrassexualidade e seu caráter prostético. Tece um caminho genealógico que mobiliza pensar como o uso da saia por homens pode funcionar como uma tecnologia contrassexual que engendra processos de afetação e constitui os homens de saia como imagens pedagógicas. Assim como apresenta os efeitos que tais imagens podem reverberar, ou seja, uma certa moda-militância. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38526 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Robson Guedes da Silva.pdf | 1,87 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons