Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38526

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorALVES, Karina Mirian da Cruz Valença-
dc.contributor.authorSILVA, Robson Guedes da-
dc.date.accessioned2020-11-09T12:09:25Z-
dc.date.available2020-11-09T12:09:25Z-
dc.date.issued2019-10-29-
dc.identifier.citationSILVA, Robson Guedes da. Isso não é um manifesto! Corpo, performance, moda-militância e imagem pedagógica. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38526-
dc.description.abstractEsta pesquisa teórico-poética objetiva pensar a partir da compreensão de que corpos são textos que visibilizam e dizibilizam outras maneiras de se posicionar no mundo, problematizando uma sociedade da moral teológica em que esses são reduzidos ao cumprimento do padrão e instados pelo dispositivo da moda a assumir uma perspectiva no vestir sempre binária de gênero. Logo, sob a égide da reflexão que o encontro com Foucault, Butler, Haraway e Preciado engendra, este trabalho tende a buscar tensionar o gênero em suas performatividades queer, sua contrassexualidade e seu caráter prostético. Tece um caminho genealógico que mobiliza pensar como o uso da saia por homens pode funcionar como uma tecnologia contrassexual que engendra processos de afetação e constitui os homens de saia como imagens pedagógicas. Assim como apresenta os efeitos que tais imagens podem reverberar, ou seja, uma certa moda-militância.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCorpo - Estudo - Gêneropt_BR
dc.subjectModa – Sexualidade - Gêneropt_BR
dc.subjectSociologia Educacionalpt_BR
dc.subjectUFPE – Pós-graduaçãopt_BR
dc.titleIsso não é um manifesto! Corpo, performance, moda-militância e imagem pedagógicapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6509470367386808pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9046120983357719pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThis theoretical-poetic research aims to think from the understanding that bodies are texts that make visible and make other ways of positioning themselves in the world problematizing a society of theological morality in which they are reduced to the fulfillment of the standard and urged by the fashion device to take a perspective on always binary gender dressing. Thus, under the aegis of the reflection that the encounter with Foucault, Butler, Haraway and Preciado engenders, this work tends to try to tension the gender in its queer performativities, its counter-sexuality and its prosthetic character. It weaves a genealogical path that mobilizes thinking of how men’s skirt use can function as a counter-sexual technology that engenders processes of affectation and constitutes skirt men as pedagogical images. As it presents the effects that such images may reverberate, that is, a certain fashion- militancy.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Robson Guedes da Silva.pdf1,87 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons