Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38356
Compartilhe esta página
Título: | A formação do sujeito leitor-escritor : da leitura à escrita de memórias literárias à luz da leitura subjetiva |
Autor(es): | CORDEIRO, José Geraldo Silva |
Palavras-chave: | Formação do sujeito leitor; Atividades de leitura; Graciliano Ramos; Leitura subjetiva; Memórias literárias |
Data do documento: | 19-Jun-2020 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | SILVA, Rosiane Maria Soares da. A formação do sujeito leitor-escritor: da leitura à escrita de memórias literárias à luz da leitura subjetiva. 2020. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. |
Abstract: | Diante do cenário de desafios para formar leitores literários, e das abordagens com o uso do texto literário para leitura em sala de aula, que em muitas das situações é usado como pretexto para o ensino da gramática normativa, esta dissertação tem como objetivo geral: contribuir para a formação de sujeitos leitores literários através da leitura e escrita de memórias literários no 9º ano através de atividades de leitura e escrita com o sujeito leitorescritor no espaço da escola. Para estimular o gosto pela leitura, optamos pelo gênero memórias literárias com personagem referindo-se à infância, a fim de desencadear lembranças e emoções do leitor para experiência estética através desse gênero e em seguida a escrita da própria memória. Esperamos assim, despertar o interesse, o gosto e a apropriação de leitura de obras literárias em geral. Para tanto, usamos como suporte teórico: 1. formação do sujeito leitor a partir de Iser (1979), Jauss (1979); 2. leitura subjetiva a partir das escritas de e Jouve (2002), Rouxel (2012); Xypas (2018); Lebrun (2012); 3. Quanto às memórias literárias nos espelhamos em Bakhtin (2002), Bergson (2011) e Condemarin e Chadwic (1998). Nos inspiramos na metodologia da pesquisa-ação a partir de Thiollent (2008). A partir de uma pesquisa exploratória com os estudantes sobre suas experiências de leitura, foi organizado as atividades de leitura e escrita composta pelas seguintes etapas: 1. pesquisa exploratória sobre o perfil de leitores do 9º ano da escola dos participantes. 2. customização de diários de leitura; 3. leitura e atividade interpretativa de sete memórias literárias extraídas do Romance Infância de Graciliano Ramos; 4. oficina de escrita de uma memória literária por cada estudante participante; 5. análise das produções dos estudantes à luz da leitura subjetiva. Portanto a contribuição desta pesquisa é resultado da abordagem da leitura subjetiva com estudantes leitores-escritores na leitura e escrita de memórias literárias, que capazes de fazer esse percurso, manuseando emoção e arte, tornam-se sujeitos leitores-escritores e iniciantes na experiência estética e na relação com o outro e consigo. |
Descrição: | SILVA, Rosiane Maria Soares da, também é conhecida em citações bibliográficas por: XYPAS, Rosiane Maria Soares da Silva |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38356 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Letras (Profletras) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO José Geraldo Silva Cordeiro.pdf | 3,95 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons