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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38330

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Título: Administração e gestão escolar: estudo de caso em uma escola pública de Caruaru.
Autor(es): SILVA, José Venâncio da
Palavras-chave: Escolas - Organização e administração; Participação social; Administração; Escolas públicas - Caruaru (PE)
Data do documento: 16-Ago-2019
Citação: SILVA, José Venâncio da. Administração e gestão escolar: estudo de caso em uma escola pública de Caruaru. Caruaru: O Autor, 2019.
Abstract: Embora a Administração tenha recebido maior destaque na área empresarial, atualmente, seu uso ocorre em qualquer tipo de organização, seja ela pública ou privada. Considerando Administração o ato de gerir determinado negócio ou organização, sendo a escola uma organização, não é diferente, precisa ser gerida. As noções de gerência, forma de gestão e as funções da Administração se adaptam ao ambiente escolar, moldando sua forma particular de gestão, voltada para suas especificidades. Para compreender essa gestão específica, além dos conceitos e funções gerais da Administração, foram apresentados os conceitos e características da Organização Escolar e da Gestão Escolar. A partir desse entendimento, se estruturou a presente pesquisa que teve como objetivo compreender o exercício das funções administrativas pela equipe de gestão escolar para viabilizar a gestão participativa em uma escola pública de ensino médio, localizada em Caruaru/PE. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva, apresentada no formato de estudo de caso, realizada com os representantes do quadro administrativo da escola. Foram realizadas 4 entrevistas: a primeira com o gestor da escola, a segunda com o representante dos funcionários, a terceira com o representante dos professores e a quarta com uma representante da comunidade. Os dados obtidos foram interpretados através de análise de conteúdo, comparando o conteúdo da entrevista do gestor com o conteúdo dos outros entrevistados a fim de identificar sintonia, veracidade e ação conjunta na descrição da gestão da escola. Ao final, foi possível identificar como as funções da administração são entendidas e praticadas na gestão da escola, ficando evidente que o modelo de gestão praticado contribui para concretizar a gestão escolar participativa.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38330
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

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