Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38330
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | FREIRE, Cláudia | - |
dc.contributor.author | SILVA, José Venâncio da | - |
dc.date.accessioned | 2020-10-13T19:57:51Z | - |
dc.date.available | 2020-10-13T19:57:51Z | - |
dc.date.issued | 2019-08-16 | - |
dc.date.submitted | 2020-10-13 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, José Venâncio da. Administração e gestão escolar: estudo de caso em uma escola pública de Caruaru. Caruaru: O Autor, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38330 | - |
dc.description.abstract | Embora a Administração tenha recebido maior destaque na área empresarial, atualmente, seu uso ocorre em qualquer tipo de organização, seja ela pública ou privada. Considerando Administração o ato de gerir determinado negócio ou organização, sendo a escola uma organização, não é diferente, precisa ser gerida. As noções de gerência, forma de gestão e as funções da Administração se adaptam ao ambiente escolar, moldando sua forma particular de gestão, voltada para suas especificidades. Para compreender essa gestão específica, além dos conceitos e funções gerais da Administração, foram apresentados os conceitos e características da Organização Escolar e da Gestão Escolar. A partir desse entendimento, se estruturou a presente pesquisa que teve como objetivo compreender o exercício das funções administrativas pela equipe de gestão escolar para viabilizar a gestão participativa em uma escola pública de ensino médio, localizada em Caruaru/PE. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva, apresentada no formato de estudo de caso, realizada com os representantes do quadro administrativo da escola. Foram realizadas 4 entrevistas: a primeira com o gestor da escola, a segunda com o representante dos funcionários, a terceira com o representante dos professores e a quarta com uma representante da comunidade. Os dados obtidos foram interpretados através de análise de conteúdo, comparando o conteúdo da entrevista do gestor com o conteúdo dos outros entrevistados a fim de identificar sintonia, veracidade e ação conjunta na descrição da gestão da escola. Ao final, foi possível identificar como as funções da administração são entendidas e praticadas na gestão da escola, ficando evidente que o modelo de gestão praticado contribui para concretizar a gestão escolar participativa. | pt_BR |
dc.format.extent | 81p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Escolas - Organização e administração | pt_BR |
dc.subject | Participação social | pt_BR |
dc.subject | Administração | pt_BR |
dc.subject | Escolas públicas - Caruaru (PE) | pt_BR |
dc.title | Administração e gestão escolar: estudo de caso em uma escola pública de Caruaru. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792154A6 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Although management has received greater prominence in the business area, its use nowadays occurs in any type of organization, whether public or private. Considering Administration the act of managing a particular business or organization, being the school an organization, it is not different, it needs to be managed. The notions of management, form of management and the functions of administration adapt to the school environment, shaping its particular form of management, focused on its specificities. To understand this specific management, in addition to the concepts and general functions of Administration, the concepts and characteristics of the School Organization and School Management were presented. Based on this understanding, this research was structured to understand the exercise of administrative functions by the school management team to enable participatory management in a public high school located in Caruaru / PE. This is a qualitative and descriptive research, presented in the case study format, conducted with representatives of the school administrative staff. Four interviews were conducted: the first one with the school manager, the second with the staff representative, the third with the teachers' representative and the fourth with a community representative. The data obtained were interpreted through content analysis, comparing the content of the manager interview with the content of the other interviewees in order to identify harmony, truth and joint action in the description of school management. In the end, it was possible to identify how the functions of administration are understood and practiced in school management. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração | pt_BR |
dc.degree.departament | Gestão | pt_BR |
dc.degree.graduation | Administração | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Administração - Bacharelado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, José Venâncio da.pdf | 1,63 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons