Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38330
Comparte esta pagina
Título : | Administração e gestão escolar: estudo de caso em uma escola pública de Caruaru. |
Autor : | SILVA, José Venâncio da |
Palabras clave : | Escolas - Organização e administração; Participação social; Administração; Escolas públicas - Caruaru (PE) |
Fecha de publicación : | 16-ago-2019 |
Citación : | SILVA, José Venâncio da. Administração e gestão escolar: estudo de caso em uma escola pública de Caruaru. Caruaru: O Autor, 2019. |
Resumen : | Embora a Administração tenha recebido maior destaque na área empresarial, atualmente, seu uso ocorre em qualquer tipo de organização, seja ela pública ou privada. Considerando Administração o ato de gerir determinado negócio ou organização, sendo a escola uma organização, não é diferente, precisa ser gerida. As noções de gerência, forma de gestão e as funções da Administração se adaptam ao ambiente escolar, moldando sua forma particular de gestão, voltada para suas especificidades. Para compreender essa gestão específica, além dos conceitos e funções gerais da Administração, foram apresentados os conceitos e características da Organização Escolar e da Gestão Escolar. A partir desse entendimento, se estruturou a presente pesquisa que teve como objetivo compreender o exercício das funções administrativas pela equipe de gestão escolar para viabilizar a gestão participativa em uma escola pública de ensino médio, localizada em Caruaru/PE. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva, apresentada no formato de estudo de caso, realizada com os representantes do quadro administrativo da escola. Foram realizadas 4 entrevistas: a primeira com o gestor da escola, a segunda com o representante dos funcionários, a terceira com o representante dos professores e a quarta com uma representante da comunidade. Os dados obtidos foram interpretados através de análise de conteúdo, comparando o conteúdo da entrevista do gestor com o conteúdo dos outros entrevistados a fim de identificar sintonia, veracidade e ação conjunta na descrição da gestão da escola. Ao final, foi possível identificar como as funções da administração são entendidas e praticadas na gestão da escola, ficando evidente que o modelo de gestão praticado contribui para concretizar a gestão escolar participativa. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38330 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Administração - Bacharelado |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, José Venâncio da.pdf | 1,63 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons