Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37973

Compartilhe esta página

Título: Tiras cômicas no ensino de ciências : uma proposta didática para a alfabetização científica de professores de ciências da educação básica
Autor(es): CUNHA, José Osvaldo Silva
Palavras-chave: Ciência – Estudo e ensino; Histórias em quadrinhos; Professores de ciência - Formação; Educação básica
Data do documento: 4-Mar-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: CUNHA, José Osvaldo Silva. Tiras cômicas no ensino de ciências: uma proposta didática para a alfabetização científica de professores de ciências da educação básica. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.
Abstract: Esta pesquisa teve o objetivo de caracterizar práticas e estratégias de ensino utilizando as tiras cômicas, gênero textual das Histórias em Quadrinhos (HQ), como recurso didático capaz de colaborar e intensificar situações que promovam a alfabetização científica de professores de ciências da Educação Básica. Tal promoção foi viabilizada a partir da linguagem quadrinhística que expressa diversas informações científicas, através de sua narrativa, podendo levar a reflexões críticas sobre diversas temáticas das ciências a partir da mediação do professor. Destacando as potencialidades linguística, humorística, lúdica e educacional das tirinhas, buscou-se propor um curso de formação continuada para docentes de ciências do nível fundamental II, do município de Bonito - PE. Uma vez que, se faz necessário o conhecimento desta linguagem tão explorada pelos meios de comunicação, livros didáticos e avaliações, considerando que estes professores não sejam “alfabetizados” neste tipo de recurso textual. Logo, o estudo de cunho qualitativo, objetivou propor e executar um curso de formação continuada de professores almejando sua alfabetização científica a partir do uso e criação de tiras em quadrinhos analisando suas potencialidades enquanto recurso didático e linguagem. Para cumprir os objetivos da pesquisa, empregou-se como ferramentas de levantamento e investigação dos dados, questionários que traçassem o perfil dos docentes e que descrevessem suas compreensões a respeito do termo “Alfabetização Científica” bem como do uso das tiras cômicas. Para a investigação das tirinhas produzidas, estas foram submetidas a Análise Textual Discursiva. Diante dos resultados, observou-se que a formação continuada auxiliou os professores de ciências a atuarem em prol da alfabetização científica em suas aulas, utilizando como instrumento os quadrinhos, que tanto podem ser produzidos pelo próprio docente ou pelos alunos em ações didáticas bem como, utilizar tirinhas prontas de diversos autores reconhecidos que fomentem a divulgação científica e, por conseguinte, a alfabetização científica das partes. Contudo, nota-se ainda alguns obstáculos a serem superados no ensino de ciências, como colocados pelos próprios professores, mas que, gradativamente podem ser minimizados pela busca de novas metodologias que otimizem o ensino.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37973
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO José Osvaldo Silva Cunha.pdf4,03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons