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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37973

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVASCONCELOS, Flávia Cristina Gomes Catunda de-
dc.contributor.authorCUNHA, José Osvaldo Silva-
dc.date.accessioned2020-09-14T17:53:29Z-
dc.date.available2020-09-14T17:53:29Z-
dc.date.issued2020-03-04-
dc.identifier.citationCUNHA, José Osvaldo Silva. Tiras cômicas no ensino de ciências: uma proposta didática para a alfabetização científica de professores de ciências da educação básica. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37973-
dc.description.abstractEsta pesquisa teve o objetivo de caracterizar práticas e estratégias de ensino utilizando as tiras cômicas, gênero textual das Histórias em Quadrinhos (HQ), como recurso didático capaz de colaborar e intensificar situações que promovam a alfabetização científica de professores de ciências da Educação Básica. Tal promoção foi viabilizada a partir da linguagem quadrinhística que expressa diversas informações científicas, através de sua narrativa, podendo levar a reflexões críticas sobre diversas temáticas das ciências a partir da mediação do professor. Destacando as potencialidades linguística, humorística, lúdica e educacional das tirinhas, buscou-se propor um curso de formação continuada para docentes de ciências do nível fundamental II, do município de Bonito - PE. Uma vez que, se faz necessário o conhecimento desta linguagem tão explorada pelos meios de comunicação, livros didáticos e avaliações, considerando que estes professores não sejam “alfabetizados” neste tipo de recurso textual. Logo, o estudo de cunho qualitativo, objetivou propor e executar um curso de formação continuada de professores almejando sua alfabetização científica a partir do uso e criação de tiras em quadrinhos analisando suas potencialidades enquanto recurso didático e linguagem. Para cumprir os objetivos da pesquisa, empregou-se como ferramentas de levantamento e investigação dos dados, questionários que traçassem o perfil dos docentes e que descrevessem suas compreensões a respeito do termo “Alfabetização Científica” bem como do uso das tiras cômicas. Para a investigação das tirinhas produzidas, estas foram submetidas a Análise Textual Discursiva. Diante dos resultados, observou-se que a formação continuada auxiliou os professores de ciências a atuarem em prol da alfabetização científica em suas aulas, utilizando como instrumento os quadrinhos, que tanto podem ser produzidos pelo próprio docente ou pelos alunos em ações didáticas bem como, utilizar tirinhas prontas de diversos autores reconhecidos que fomentem a divulgação científica e, por conseguinte, a alfabetização científica das partes. Contudo, nota-se ainda alguns obstáculos a serem superados no ensino de ciências, como colocados pelos próprios professores, mas que, gradativamente podem ser minimizados pela busca de novas metodologias que otimizem o ensino.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCiência – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhospt_BR
dc.subjectProfessores de ciência - Formaçãopt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.titleTiras cômicas no ensino de ciências : uma proposta didática para a alfabetização científica de professores de ciências da educação básicapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2629200909991529pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1891314413056310pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxThis research aimed to characterize teaching practices and strategies using comic strips, textual genre of comics, as a didactic resource capable of collaborating and intensifying situations that promote the scientific literacy of teachers of Basic Education sciences. Such promotion was made possible by the comic language that expresses diverse scientific information, through its narrative, and may lead to critical reflections on various topics of science through the mediation of the teacher. Highlighting the linguistic, humorous, playful and educational potentialities of the comic strips, we sought to propose a continuous training course for teachers of science at fundamental level II, in the municipality of Bonito - PE. Since it is necessary to know this language so exploited by the media, textbooks and evaluations, considering that these teachers are not "literate" in this type of textual resource. Therefore, the qualitative study aimed to propose and implement a continuous training course for teachers aimed at their scientific literacy through the use and creation of comic strips analyzing their potential as a teaching resource and language. In order to fulfill the objectives of the research, questionnaires were used as tools to survey and investigate the data, which would outline the profile of teachers and describe their understanding of the term "Scientific Literacy" as the use of comic strips. For the investigation of the comic strips produced, they were submitted the Discursive Textual Analysis. In view of the results, it was observed that the continued training helped science teachers to act in favor of scientific literacy in their classes, using as an instrument the comics, which can either be produced by the teacher himself or by the students in didactic actions. Or even using ready-made comic strips of several recognized authors that foster the scientific dissemination and, therefore, the scientific literacy of the parties. However, there are still some obstacles to be overcome in science teaching, such as those posed by the teachers themselves, but which can gradually be minimized by seeking new methodologies that optimize teaching.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

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