Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37972
Share on
Title: | Percepções dos professores sobre a abordagem conceitual e a matemática no ensino de física |
Authors: | MOTA, Deivisson Silva |
Keywords: | Física – Estudo e ensino; Professores de física; Educação básica - Pernambuco; Conceitos; Linguística matemática; Percepção |
Issue Date: | 20-Feb-2020 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | MOTA, Deivisson Silva. Percepções dos professores sobre a abordagem conceitual e a matemática no ensino de física. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020. |
Abstract: | Abordar um tema de maneira conceitual tem sido uma das formas de tornar o ensino de algumas disciplinas mais atrativo para os educandos, principalmente quando nos referimos ao ensino de Física, que por vezes é apresentado como mera aplicação de fórmulas pré-determinadas para cada situação já previamente conhecida. Assim, alguns têm defendido que a Matemática vem sendo um problema no ensino de Física, principalmente na educação básica, e sugerido uma abordagem conceitual dos conteúdos físicos. O presente trabalho busca tentar compreender o que se entende por abordagem conceitual dos conteúdos físicos no meio acadêmico, buscando também conhecer como professores da educação básica de Pernambuco tem materializado essas concepções em suas falas e práticas em sala de aula, por meio de suas concepções sobre abordagem conceitual dos conteúdos da Física. Podemos dizer que de maneira geral, os professores entrevistados mostram consenso com respeito a abordagem conceitual, a saber, que está se procede sem o uso, ou com o mínimo possível, de estruturas Matemática, e que a relação entre Física e Matemática é dicotômica, podendo uma cooperar com a outra, mas sem função epistemológica na construção dos conhecimentos. Assim, pudemos observar que a discursão aqui apresentada é mais que importante, é urgente, para podermos estabelecer as bases para um diálogo saudável a respeito do futuro do ensino de Física. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37972 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Deivisson Silva Mota.pdf | 3,96 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License