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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37972

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMOREIRA, Augusto César Lima-
dc.contributor.authorMOTA, Deivisson Silva-
dc.date.accessioned2020-09-14T17:49:50Z-
dc.date.available2020-09-14T17:49:50Z-
dc.date.issued2020-02-20-
dc.identifier.citationMOTA, Deivisson Silva. Percepções dos professores sobre a abordagem conceitual e a matemática no ensino de física. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37972-
dc.description.abstractAbordar um tema de maneira conceitual tem sido uma das formas de tornar o ensino de algumas disciplinas mais atrativo para os educandos, principalmente quando nos referimos ao ensino de Física, que por vezes é apresentado como mera aplicação de fórmulas pré-determinadas para cada situação já previamente conhecida. Assim, alguns têm defendido que a Matemática vem sendo um problema no ensino de Física, principalmente na educação básica, e sugerido uma abordagem conceitual dos conteúdos físicos. O presente trabalho busca tentar compreender o que se entende por abordagem conceitual dos conteúdos físicos no meio acadêmico, buscando também conhecer como professores da educação básica de Pernambuco tem materializado essas concepções em suas falas e práticas em sala de aula, por meio de suas concepções sobre abordagem conceitual dos conteúdos da Física. Podemos dizer que de maneira geral, os professores entrevistados mostram consenso com respeito a abordagem conceitual, a saber, que está se procede sem o uso, ou com o mínimo possível, de estruturas Matemática, e que a relação entre Física e Matemática é dicotômica, podendo uma cooperar com a outra, mas sem função epistemológica na construção dos conhecimentos. Assim, pudemos observar que a discursão aqui apresentada é mais que importante, é urgente, para podermos estabelecer as bases para um diálogo saudável a respeito do futuro do ensino de Física.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFísica – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores de físicapt_BR
dc.subjectEducação básica - Pernambucopt_BR
dc.subjectConceitospt_BR
dc.subjectLinguística matemáticapt_BR
dc.subjectPercepçãopt_BR
dc.titlePercepções dos professores sobre a abordagem conceitual e a matemática no ensino de físicapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9163724702666463pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5231814679023337pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxApproaching a theme in a conceptual way has been one of the attempts to make the teaching of some subjects more attractive to students, especially when referring to the teaching of physics which is sometimes presented as a mere application of pre-determined formulas for every situation previously known. Thus, some have argued that mathematics has been a problem in the teaching of physics, especially in basic education, and suggested a conceptual approach to physical contente. The present work came to try to understand what has been understood by a conceptual approach of physical contents in the academic environment, also seeking to know how teachers of basic education in Pernambuco have materialized these concepts in their speeches and practices in the classroom, through of their conceptions about a conceptual approach to the contents of Physics. We can say that, in general, from the results obtained, the teachers interviewed have a consensus regarding the conceptual approach, namely, that it is proceeding without the use, or with the minimum possible, of structures mathematic, and that the relationship between physics and mathematics is dichotomous, and that one can provide tools for another, but without an epistemological function in the construction of knowledge, so we could observe that the discourse presented here is more than important, it is urgent for us to establish the foundations for a healthy dialogue about the future of physics education.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

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